Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
A profecia que vamos estudar no programa de hoje apresenta as razões do cativeiro de Israel pelos assírios. Está em Oséias 4:6 – “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento”.
Esta profecia foi feita lá pelo ano 780 AC. Já a tomada de Samaria pelos assírios aconteceu quase 60 anos depois, em 723 AC. Perceba que a razão da destruição das dez tribos do norte – Israel – foi a falta de conhecimento.
Aqui esta um ponto que precisamos ficar atentos. Quando algo desagradável acontecer comigp, a primeira coisa que teoricamente deve-se fazer é perguntar é: por que isto aconteceu? Qual é a razão de estar passando por tudo isto? Muitas pessoas, porém, fazem justamente o contrário. Quando acontece algo de errado, a primeira coisa que fazem é culpar os outros. Você já viu alguém perder o emprego e jogar a culpa em todo mundo, menos nele mesmo? É muito raro, mas muito raro mesmo, a pessoa fazer uma avaliação honesta do que acabou de acontecer com ela. Nossa tendência é sempre culpar os outros.
Voltemos à profecia. Ela é clara. O povo seria destruído por uma coisa simples. Estava faltando conhecimento. Mas por que a falta de conhecimento é razão para castigo? Em certo sentido não. O próprio Deus disse que não leva em consideração o tempo de ignorância (Atos 17:30). Mas será então que só havia ignorantes nos dias de Oséias? Não. Havia muito conhecimento, havia muita informação, havia muita cultura.
Então, o que estava acontecendo? O que acontecia era algo muito triste e perigoso. Os líderes religiosos da época, os sacerdotes, falharam em instruir o povo no conhecimento sobre Deus. Isaías também menciona que o povo iria para o cativeiro por falta de conhecimento (Isaías 5:13). Podemos concluir que deixar de conhecer a vontade de Deus pode ser um grande problema.
Vamos buscar na Bíblia Sagrada o que Deus diz sobre o ato de não querer conhecer a vontade dEle. O primeiro ponto a ser esclarecido é que Deus não leva em conta o tempo de ignorância (Atos 17:30), mas Ele condena a deliberada ignorância das coisas espirituais. Ele condena, reprova quando a pessoa tem toda a oportunidade de conhecê-Lo e se fecha por completo. Um bom exemplo deste tipo de comportamento é o do Faraó quando Moisés estava constantemente diante dele para expor toda a vontade de Deus e o líder egípcio se fechava, endurecia o coração cada vez mais (Êxodo 4:21).
Amigo ouvinte, Deus espera que os homens se esforcem para alcançar conhecimento. Nenhum ser humano será desculpado quando teve a oportunidade de conhecer a Deus e a palavra dEle, mas não o fez. Somos responsáveis pelo que sabemos, pelo conhecimento que já possuímos, e seremos responsáveis também pelo esforço que deveríamos fazer para sabermos mais sobre a vontade de Deus. Ouça as palavras da Bíblia em II Pedro 3:5: “Eles voluntariamente ignoram isto: que pela palavra de Deus já desde a antigüidade existiam os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste”.
A grande verdade é que eu não posso ficar ignorando as coisas que estão ao meu redor. Infelizmente, há muitas pessoas que tem medo de investigar a verdade para não ter que mudar de conduta ou atitude. Já ouvi pessoas que afirmam categoricamente: “Eu prefiro ficar como estou. Eu me sinto bem da forma que me encontro, não desejo conhecer mais nada da vontade de Deus. Eu não quero estudar a Bíblia, porque terei muita dificuldade com a minha família. Eu quero ficar como estou. Eu não vou mudar, eu nasci assim e vou morrer assim”.
É lamentável esse tipo de procedimento. É também indesculpável.
Existem pelo menos três formas que Deus deixou para que eu e você possamos conhecê-Lo. A primeira delas é a natureza. “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos” (Salmo 19:1). Infelizmente muitos hoje invertem os papéis. Fazem da natureza um deus. Adoram a criatura ao invés do Criador.
A outra fonte de conhecimento sobre Deus é a Bíblia. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). A Bíblia foi escrita por homens que falaram apenas a vontade de Deus (II Pedro 1:20-21). O que está na Bíblia é a revelação de Deus para nós, filhos dEle.
A terceira forma de obter conhecimento é através de Jesus. Hebreus 1:1, diz: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”. Sim, o grande objetivo de Cristo ao vir a este mundo foi revelar o verdadeiro caráter do Pai. Por isso foi necessário viver tantos anos como homem. Ele passou por todas as fases que o ser humano passa, e em todas foi exemplo. Precisava revelar como é Deus e através da vida dEle mostrou que Deus é amor. O objetivo da vida de Jesus foi transmitir aos homens o verdadeiro conhecimento, o conhecimento que salva.
Amigo ouvinte, a profecia diz que os homens perecem por falta de conhecimento. Que conhecimento é que faltava? O que faltava era o conhecimento de Deus. Os sacerdotes estavam mais preocupados em ensinar as tradições do que a Bíblia. O povo foi para o cativeiro porque não aprendeu a vontade de Deus. Os líderes religiosos esqueceram, por exemplo, de ensinar a lei (Oséias 6:1). Que pena que a lei de Deus foi rejeitada tanto pelos lideres, como pelo povo. As conseqüências foram inevitáveis. Não tiveram como escapar do cativeiro, pelos assírios.
Busque o conhecimento. Creia em Deus e você estará seguro. Creia nos profetas dEle e você prosperará.