WebRadio

Central de Mídia

Verdade libertadora


Gostou? Compartilhe!

ENCONTRO COM AS PROFECIAS 183

Vamos estudar hoje mais um ensino profético de Jesus. Está em João 8:32 – “Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

Esta mensagem proferida por Jesus tinha um endereço certo: os líderes religiosos da época de Jesus e o povo que os seguia quase cegamente. E o recado foi um choque. Afinal, como os descendentes de Abraão não tinham a verdade?

Jesus começa a profecia dizendo que se tivessem disposição de conhecer a verdade, algo de muito valor aconteceria na vida deles.

Mas o que é a verdade? Existem algumas definições importantes da Bíblia sobre a verdade.
Por exemplo, Jesus é a verdade. João 14:6 diz “Eu Sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” .  “… Deus é a verdade, e não há nele injustiça. Ele é justo e reto” (Deuteronômio 32:4). “Agora, ó Senhor Deus, tu mesmo és Deus, e tuas palavras são verdade…” (II Samuel 7:28).

Estes três textos definem com muita clareza o que é a verdade. Jesus é a verdade. Deus é a verdade. A Bíblia é a verdade.

Amigo ouvinte, não há verdade fora de Deus e da palavra dEle. Não existe outra fonte de verdade. Qualquer outra coisa é embuste ou imitação barata. A verdade em Pessoa foi apresentada aos contemporâneos de Jesus. Eles, porém, não O reconheceram.

Nos dias de Cristo havia outras supostas fontes de verdade. Incluem-se aí os lideres religiosos daquela época que ensinavam ao povo, porém, nem tudo estava embasado na palavra do Senhor. Muita coisa era resultado de uma mistura com teorias humanas e tradições. Essas tradições eram muito fortes e as pessoas da época deixavam a verdade com muita facilidade.

Perceba que tudo era feito em nome de Deus. E faziam isso com sinceridade. Porém, uma verdade misturada com mentira não é verdade. É mentira.

E como isso acontece hoje em dia! Centenas e milhares de ditos líderes religiosos, usando a Bíblia, abrindo a palavra, falando com convicção, com empolgação, com estrondosos resultados, porém, misturando verdade com erro.

Amigo ouvinte, verdade que não pode ser encontrada e defendida na Bíblia, não é verdade. Só pode ser uma grande mentira.

O que é verdade para você? Verdade nos dias de Cristo era Ele mesmo. Ele continua sendo a verdade. A verdade estava entre os homens. A verdade vivia com eles, porém, a grande maioria não percebeu, não entendeu ou não quis aceitá-Lo.  Inclusive O mataram em uma cruz.

Creio que vale a pena refletirmos um pouco sobre a nossa relação com Jesus, com a verdade. O que estamos fazendo com a verdade? O que Jesus significa realmente para você?

A profecia diz que todo aquele que conhecer a verdade, ou seja todo aquele que conhecer a Cristo, encontrará a liberdade. De que liberdade Jesus está profetizando?

Ele não estava falando da liberdade da opressão romana. Referia-se a um império mais forte e poderoso, o cativeiro do pecado que Satanás cercou e prendeu a humanidade.
Satanás tem prometido muita coisa aos seus súditos ou escravos. Ele promete fama, poder, dinheiro, prestigio, porém não lhes dá o principal, a liberdade.

Uma pessoa que fuma, por exemplo, não é livre. Ela não pode deixar o vício quando quiser. Aquele que é dominado pelo álcool ou qualquer outro tipo de drogas, também vira escravo facilmente.

Encontramos muitas pessoas que com muita arrogância dizem que não querem ser cristãos, porque desejam viver em liberdade e aproveitar a vida.

Se este é o seu caso, talvez você não concorde comigo, porém, preciso dizer pois creio nisso. Não existe como aproveitar a vida longe da fonte de verdade que é Jesus e a Palavra dEle.

Por que digo isto? Uma pessoa que decide ficar ao lado de Jesus, pode abandoná-Lo a hora que quiser; pode deixar de praticar os ensinos de Jesus quando bem entender. Não será preciso internar-se em algum hospital para deixar de ser um cristão. Isto é liberdade, é ser livre.

Porém, um viciado em cigarro, álcool, maconha, cocaína, crack ou qualquer outra coisa, não consegue deixar estas coisas na hora que bem entender. As clinicas estão ganhando muito dinheiro com os arrogantes que sempre defenderam que eram livres, e que queriam aproveitar a vida.

“A verdade vos libertará”. Esta profecia foi cumprida na vida de bem poucas pessoas nos dias de Cristo. A grande maioria, infelizmente, preferiu ficar com as tradições e costumes.  Perderam a chance da verdadeira liberdade.

A verdade libertará você também. É só querer. É só deixar. Não viva uma religião do faz de conta ou tentando ficar em cima do muro, iludido que existe possibilidade de misturar o certo com o errado.

Jesus veio a este mundo pela primeira vez para dar, através da morte na cruz do calvário, o direito de todos sermos livres. “Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:36).

Creia nesse Deus e você estará livre e seguro. Creia nos profetas dEle e você prosperará.

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook