WebRadio

Central de Mídia

Vença a preocupação


Gostou? Compartilhe!

TEMPO DE REFLETIR 1956 – 10 de maio de 2019

Mateus 6:34: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”.

Dias atrás apresentei a primeira dica de Jesus para vencer a preocupação: Buscar o reino de Deus. Viver um dia de cada vez é a segunda sugestão de Jesus para vencer a preocupação. “Não fiquem ansiosos pelo amanhã; o amanhã cuidará de si mesmo. Cada dia já tem problemas demais” (Mt 6:34, New English Bible).

Na primavera de 1871, um jovem apanhou um livro e leu 22 palavras que mudaram sua vida. Estudante de Medicina em Montreal, ele estava preocupado em passar nas provas finais, com o local em que iria após a graduação, em como formar uma clientela e em como ganhar a vida.

As 22 palavras que esse jovem estudante de Medicina leu em 1871 ajudaram-no a tornar-se o médico mais famoso de sua geração. Tempos depois ele organizou a Escola de Medicina da sua Universidade [Johns Hopkins], recebeu a maior honraria de medicina do Império Britânico e foi nomeado cavaleiro pelo rei da Inglaterra.

Seu nome era Sir William Osler, e estas são as 22 palavras que ele leu: “Nossa principal ocupação não é enxergar o que se acha turvamente a distância, mas fazer o que temos claramente em nossas mãos.” Essas palavras, [de Thomas Carlyle], ajudaram Osler a concentrar suas energias nas tarefas presentes, libertando-o do desgastante fardo da ansiedade.

Achamo-nos no limiar de duas vastas eternidades: o passado e o futuro. Apesar disso, vivemos no presente. Se quisermos viver com êxito no presente, devemos lidar com cada momento e com cada dia à medida que forem chegando. Isto não desacredita o valor do planejamento inteligente em relação ao futuro, mas sugere a futilidade de preocupar-nos com acontecimentos que estão fora de nosso controle. Viver um dia de cada vez é a segunda recomendação de Jesus para vencer a preocupação.

Conta-se a história de que Abraão Lincoln e um grupo de viajantes souberam que um rio transbordara. Durante dias algumas pessoas do grupo ficaram doentes de preocupação sobre como fariam a travessia quando chegassem ao rio. Mas Lincoln disse com sabedoria: “Jamais cruzarei um rio enquanto não alcançá-lo.”

Viva o hoje. O agora. O amanhã nos pertence.

Vamos orar?

Pai, nos ajude a vivermos o hoje. A aproveitarmos e fazermos o melhor com aquilo que temos, agora, em nossas mãos. É só isso que precisamos. É só isso que pedimos. Em nome de Jesus, amém!


-> Narração: Amilton Menezes


Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:
-> No celular, instale o aplicativo MANAH (Android e iOS).
-> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: YouTube.Com/AmiltonMenezes7
-> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 99893 2056 e mande um recadinho pedindo os áudios.

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook