Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:01 — 2.3MB) | Embed
Subscribe: RSS
A profecia que vamos estudar agora está registrada em Oséias 9:17 e diz o seguinte: “O meu Deus os rejeitará, porque não ouvem, e vagabundos andarão entre as nações”.
Esta profecia foi feita pelo profeta Oséias, sobre Efraim, que era a tribo representativa de Israel, o reino do Norte. A situação espiritual do povo escolhido não era nada boa. No capítulo 9:16 encontramos o seguinte: “Efraim foi ferido, secou-se a sua raiz: não darão fruto…”.
Lamentavelmente todos os sonhos de Deus para Israel foram virando fumaça. A raiz seca significava o fim de qualquer possibilidade de produção de frutos. A doença da apostasia secou as raízes. Jamais poderiam voltar a dar frutos.
Israel, na avaliação de Deus, ficou assim. No passado fora um lindo jardim. Você lembra de como Israel era nos dias de Davi e Salomão? Israel atraia a atenção do mundo da época. Tinha o respeito dos povos vizinhos. Nos dias do rei Davi conquistou um invejável território e foi um centro de vida, de alegria e felicidade.
Os anos, porém, passaram e agora, perto do ano 780 AC, qual é a avaliação de Deus sobre Israel? Uma árvore seca que não produz mais frutos. Que triste quadro para se ver!
Amigo ouvinte, quero convidar você para entrar nesta história. Olhe por um momento para a sua vida religiosa. Pare um instante para uma pequena reflexão e responda com toda a sinceridade estas perguntas: Como Deus avaliaria agora a sua vida? Seria uma árvore cheia de vigor ou uma árvore seca?
Muitos começam uma trajetória religiosa cheios de vida. Lêem a Bíblia todos os dias, gastam tempo falando das coisas de Deus, gostam de servir e ajudar os mais necessitados. Mas, com o passar do tempo, diminuem o interesse em freqüentar a Igreja, sentem vergonha de testemunhar de sua fé para os amigos e, aos poucos, a religião vai perdendo o encanto, até que por fim acabam se tornando árvores secas que não produzem nenhum fruto para Deus. E o fim é a morte.
Por favor, não esqueça dos objetivos de Deus para com você. Sua vida não deve ser comparada a uma árvore seca. Deus espera que você produza muitos frutos.
Agora, vem uma outra questão importante: a profecia que estamos estudando diz que Deus os rejeitará. Como pode um Deus cheio de amor rejeitar os próprios filhos?
O profeta Isaías escreveu que Deus nunca pode rejeitar ou esquecer um filho dEle. Está no capítulo 49:15: “Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti”.
De fato, esta é uma verdade incontestável. O amor de Deus é eterno para com o ser humano. Mas, veja bem: o que Isaías está dizendo é que nunca partirá de Deus o desejo de rejeição. A rejeição sempre partiu e parte do homem. Deus escolheu amar – amar infinitamente – mas o homem pode escolher amar ou não amar.
Um bom exemplo na Bíblia foi o tempo de 120 anos de oportunidade para os contemporâneos de Noé, antes do dilúvio. Eles deveriam escolher (Gênesis 6:3). E escolheram ficar fora da arca. Sim, amigo ouvinte, o verdadeiro amor também estabelece limites. Deus é amor e tem os limites dEle.
Se você diz que ama seus filhos mas os deixa completamente livres, não estabelece nenhum limite, você está mostrando para eles e para todas as pessoas que de fato você não os ama. Quem ama estabelece limites claros e definidos. Foi o que aconteceu entre Deus e Israel. Deus estabeleceu limites com aquele povo. E o limite finalmente foi alcançado.
Mas como Israel chegou ao ponto de ser rejeitado pelo seu Deus? O mesmo verso dá a resposta. “Eles não ouvem”. O “não ouvir” não significa que estavam com problemas de audição. Eles não eram surdos, eles ouviam muito bem. O que estava acontecendo é que não queriam ouvir os conselhos e advertências de Deus. Quando uma pessoa não quer mais ouvir a palavra dos profetas está colocando os pés num caminho muito perigoso. Pode estar andando no processo de rejeição de Deus ou pode, segundo as palavras de Marcos, pecar contra o Espírito Santo (Marcos 3:29). E o pecado contra o Espírito Santo nada mais é do que o constante e repetitivo desejo do homem de não mais ouvir as palavras do Senhor. Por isso, quero reafirmar com toda segurança que Deus nunca rejeita o homem, a menos que ser humano o faça primeiro.
A profecia menciona que nunca mais os habitantes de Samaria voltariam para a terra deles. “Andariam errantes entre as nações”.
O que deve ser notado neste ponto é que Deus, na Sua grande misericórdia, já tinha advertido Israel do que aconteceria se eles se apartassem da verdade. Moisés, em torno do ano 1451 AC, em Deuteronômio 28:63, escreveu que isso iria ocorrer caso fossem desobedientes ao Senhor Deus. (Bíblia de Referência Thompsom, p.188). Oséias, agora, simplesmente repete a profecia.
E esta é a realidade hoje dos judeus, espalhados por todo o mundo, em todas as nações. Nem mesmo a criação do Estado de Israel, que existe desde 1948, tem conseguido reunir ou unificar esse povo.
Amigo ouvinte, não feche os seus ouvidos para a voz de Deus. Abra os ouvidos, o coração, a mente para a palavra de Deus. Abra sua vida para a mensagem de um Jesus que deseja salvar você e espera que você O ame e viva uma vida de obediência.
O tempo mostrou que a palavra profética mais uma vez tinha razão. E o tempo vai mostrar que aqueles que abrirem os ouvidos para a mensagem de Deus serão reunidos para irem com Cristo para o lar que foi preparar para os filhos dEle – o novo tempo que oferece gratuitamente para todos nós.
Creia no Senhor Deus e você estará seguro. Creia nos profetas dEle e você prosperará.