Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:01 — 2.3MB) | Embed
Subscribe: RSS
Depois de estudarmos as profecias do Apocalipse para as igrejas de Éfeso e Esmirna, vamos hoje conhecer o que João deixou revelado para a igreja de Pérgamo.
“Pérgamo, se distinguiu no ano 29 a.C., por ser a sede do lugar onde ocorreu o primeiro culto ao imperador. Se edificou um templo e foi que dedicado a adoração da deusa Roma, e ao imperador Augusto. Nos dias que João escrevia estas palavras, os cristãos sofriam intensas perseguições por negar-se a adorar o imperador Domiciano (81-96 d.C.), que insistia em ser adorado como “senhor e deus”. Pérgamo, também era a capital religiosa da Ásia Menor, o centro das religiões místicas e possuía muitos templos pagãos” (C.B.A.S.D. vol.6 pg.765).
“O nome Pérgamo significa torre, castelo, cidadela, fortaleza, elevação. A cidade crescia tanto politicamente como econômica, tendo sido chamada por Plínio de “a mais ilustre de todas as cidades da Ásia”. Todas as principais estradas da Ásia ocidental convergiam para ali” (Novo testamento Interpretado, vol.6, pg.399 e 400).
Além de próspera, Pérgamo tinha muitos templos. Um dos mais famosos na cidade era o templo de Zeus. O lugar era dedicado a Esculápio, o deus serpente, o deus da medicina. Uma serpente viva era conservada sempre dentro do templo, como objeto de culto. Havia uma grande biblioteca com aproximadamente 200 mil volumes.
“Pérgamo tornou-se a sede de quatro maiores cultos pagãos, a saber, de Zeus, de Atena, de Dionísio e de Asclépio” (idem).
O grande e idolatra culto ao imperador incorporava em si mesmo todo o paganismo que tornou Pérgamo famosa, embora não houvesse eliminado totalmente todas as outras formas. E a Igreja cristã, que se recusava a participar deste culto, automaticamente foi tachada de traidora, tendo que sofrer as conseqüências.
Com esta descrição, eu creio que já é possível que cada um entenda o que foi dito pelo apostolo João. A profecia à Igreja de Pérgamo diz o seguinte: “Ao que vencer darei de comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe” (Apocalipse 2:17).
Novamente a profecia menciona que Deus vai premiar e prestigiar os vencedores. “O que vencer” é o apelo de Deus, mas vencer o quê?
Nos dias da Igreja de Pérgamo os cristãos tinham que vencer a forte pressão para se curvar e adorar o imperador romano. Precisavam ter muita coragem e convicção do que criam.
Como já disse em programas anteriores, essas sete igrejas do Apocalipse, representavam também períodos da igreja cristã. O período da igreja de Pérgamo vai da ascensão de Constantino ao poder (em 313) até o ano 538 de nossa era.
A Igreja antes de Contantino era massacrada e perseguida. A partir da suposta conversão do imperador, a igreja passou a ser estatal, tornando-se oficial do império romano. Essa mudança mexeu com a vida dos membros e liderança da igreja primitiva. Muita coisa que nada tinha a ver com o cristianismo foi sendo, paulatinamente inserida na liturgia e no corpo de doutrinas.
Perceba que na carta escrita por João, ele chega a dizer que em Pérgamo está instalado o trono de Satanás (Apocalipse 2:13).
Por que aconteceu isso? O trono de Satanás foi instalado quando a adoração do verdadeiro Deus foi trocada pela veneração ao ser humano, ao imperador.
Pérgamo inverteu os papeis. Quem deve ser adorado é o Criador e nunca a criatura. Eles não seguiram esta regra. Preferiram desenvolver os seus próprios modos de adoração.
Esta fase da Igreja foi duramente condenada por Deus. Ele que tem a espada aguda de dois fios (Apocalipse 2:12); Ele que sempre quis que o certo fosse diferente do errado, e que a verdade fosse diferente da mentira, agora vê o Seu povo misturando a verdade com a mentira, a adoração divina com a adoração de homens. Essa mistura não dá certo!
O texto bíblico condena ainda Pérgamo por ensinar a doutrina de Balaão. O que era isto? Balaão fora um profeta de Deus, mas por ganância resolveu atender o convite de Balaque para amaldiçoar o povo de Israel. Não podendo amaldiçoar, ele sugeriu que Balaque usasse mulheres pagãs para atrair o povo israelita à idolatria. Com isso muitos perderam a vida! (Números 25:1-9). Balaão Misturou idolatria e prostituição com adoração.
Antipas também é mencionado na carta de João à igreja de Pérgamo. Quem foi Antipas? Na carta é descrito como a “minha fiel testemunha” (2:13). É aceito pelos estudiosos da Bíblia que Antipas foi um dos mártires da Igreja de Pérgamo. A tradição diz que ele foi colocado dentro de
um boi de bronze e ali queimado.
Mas a profecia diz que aquele que vencesse a pressão da adoração de outros deuses e se mantivesse fiel as doutrinas de Cristo, ganharia uma um novo nome, uma pedrinha branca e comeria do maná escondido.
Naquela época os jurados dos tribunais usavam pedras nas votações. Pedras brancas significavam absolvição e pretas, condenação. Já o maná, foi o alimento do povo israelita, no deserto, por cerca de 40 anos. O pão do céu, como é chamado, também será servido na Nova Terra.
O tempo é curto para detalharmos cada aspecto da profecia. Vale a pena estudá-la com bastante atenção. Porém, o meu desejo é que você seja um vencedor e ganhe um novo nome. Que creia no Senhor Deus para estar seguro e confie nos profetas dEle para prosperar.