WebRadio

Central de Mídia

Solução para o estresse


Gostou? Compartilhe!

26-11 TDR 1061

TEMPO DE REFLETIR 1061 – 26 de novembro de 2016

“O sábado foi estabelecido por causa do homem e não o homem por causa do sábado” (Marcos 2:27).

Trânsito infernal, corrida contra o relógio, problemas financeiros, hostilidade generalizada – eis os principais ingredientes de um mal moderno chamado estresse. Para a maioria das pessoas, ele é inevitável. Mas pode ser contornado, até certo ponto, se você aprender a conviver com ele.

Uma saída é esforçar-se por desenvolver uma vida equilibrada. É claro que, em um mundo adverso, isso não é fácil. Há, contudo, um pacote de atitudes que pode dar certo.

Você sabe que o homem é um todo composto dos aspectos físico, mental, social e espiritual. O desenvolvimento harmonioso desses quatro aspectos não é nada mais nada menos do que uma vida equilibrada.

O Livro Sagrado afirma que o corpo é o “templo do Espírito” (1Co 6:19). Se ele é um templo, deve ser preservado.

A coisa, porém, vai mais longe, pois o corpo e a mente estão em íntimo relacionamento. O que afeta um, afeta o outro. Por isso a mente deve ser positiva. Jogar as tensões para escanteio é fruto da atitude de pensar em “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama” (Fp 4:8).

E para que você tenha um bom ritmo, é necessário manter um relacionamento social saudável, sem ódio e hostilidade. Aqui entra a ética cristã, que se baseia no amor verdadeiro, que “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1Co 13:7). O amor ao próximo – espécie de óleo que amacia as tensões sociais – é o resultado de uma outra realidade: o amor a Deus, a dimensão espiritual.

Esses quatro aspectos, quando bem desenvolvidos, contribuem para você dominar as tensões. E para completar o ritmo de sua vida, Deus ainda lhe concede um dia de descanso semanal – o sábado, que “foi estabelecido por causa do homem e não o homem por causa do sábado” (Mc 2:27). Diz ainda o Santo Livro: “E havendo terminado no dia sétimo a Sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a Sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera” (Gn 2:2 e 3).

O sábado é uma pausa repousante, em que você refaz as forças físicas, mentais e espirituais para o confronto com as tensões da vida moderna.


-> Música: Quarteto Está Escrito, “Descanso para o coração”
-> Locução: Amilton Menezes

Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 99893-2056 e mande uma mensagem pedindo os áudios. Se você tem Telegram, adicione nosso canal: telegram.me/tempoderefletir

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook