Podcast: Play in new window | Download (Duration: 9:39 — 13.3MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:24 — 2.4MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 1296 – 19 de julho de 2017
Portanto, estejam com a mente pronta para agir; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas assim como é santo Aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque Eu sou santo” (I Pedro 1:13-16, NVI).
Ser santo é um mandamento da Bíblia. Mas o que significa ser santo? Alguns consideram como ponto central da santidade a maneira como guardam o sábado. Outros acham que ser santo é ser fiel no regime alimentar ou nos dízimos e ofertas, ou ainda em todas essas coisas e outras mais. Mas essas outras mais são definidas em termos de ações exteriores. Tal definição reproduz o mesmo problema contra o qual Jesus está falando: o problema da santidade deficiente dos escribas e fariseus.
Eles eram bons em todas essas coisas. Na verdade, se orgulhavam por sua conduta ser muito superior à de outras pessoas. Desse modo, seu comportamento se tornava parte do problema, embora estivessem exteriormente fazendo tudo para agradar a Deus.
Mas como pode ser isso? Como podiam eles ser deficientes em santidade, se eram escrupulosos na guarda do sábado, rigorosos nos dízimos e ofertas e cuidadosos no regime alimentar?
O problema deles era que a motivação para a santidade tinha suas raízes na coisa errada. Fundamentava-se no amor a si mesmos em vez de em seu amor a Deus e às outras pessoas.
A verdadeira santidade não se fundamenta essencialmente em ações, mas em atitudes. Afinal de contas, verdadeira santidade significa que fui liberto da vida centralizada no eu. Significa que minha vida está centralizada com Deus em Cristo. Quer dizer que o centro da minha vida não está mais naquilo que outros pensam de mim ou podem fazer por mim, mas naquilo que eu posso fazer pelos demais.
Verdadeira santidade é a necessidade máxima do nosso mundo. É também a minha maior necessidade hoje. A santidade é a essência do reino de Deus. É desejo de Deus que eu seja santo como Ele é santo.
-> Música: Daniela Nery, “Vida santa”
-> Locução: Amilton Menezes
Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9507 0705 e mande uma mensagem pedindo os áudios. Se você tem Telegram, adicione nosso canal: telegram.me/tempoderefletir – Prefira, porém, o aplicativo MANAH, onde você terá todos os áudios à disposição.