Podcast: Play in new window | Download (Duration: 7:47 — 10.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 8:34 — 2.0MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 1443 – 13 de dezembro de 2017
“Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, Lhe exaltemos o nome” (Salmo 34:3).
O que significa “santificar” o nome de Deus? Uma forma de captar o sentido é reparar como a palavra é traduzida em diferentes versões bíblicas. O Novo Testamento do Século Vinte diz “que Teu nome seja mantido santo”. A tradução de Moffatt diz: “Reverenciado seja Teu nome”. E na tradução de Phillips a frase é “que Teu nome seja honrado”. Santificar o nome de Deus é reverenciá-lo, tratá-lo com respeito, honrá-lo. É tratá-lo como algo santo em contraste com algo ordinário ou comum.
O significado torna-se mais claro quando vemos o modo como a palavra é empregada. Encontramos a mesma palavra no mandamento do sábado na tradução grega de Êxodo 20:8. O mandamento é lembrar-se do sábado para o santificar. O sábado é um dia diferente dos outros; deve receber tratamento diferente dos outros dias. Deve ser santificado. Outro exemplo extraído do Antigo Testamento vem da instrução para consagrar os sacerdotes. Os sacerdotes deviam ser diferentes dos outros homens porque eram separados para uso santo.
Assim acontece com o nome de Deus. Os cristãos devem santificar o nome de Deus pelo fato de Deus ser quem Ele é. Ellen White sugere que “para santificarmos o nome de Deus é necessário que as palavras em que falamos do Ser Supremo sejam pronunciadas com reverência. ‘Santo e tremendo é o Seu nome’ (Sl 111:9). Não devemos nunca, de qualquer modo, tratar com leviandade os títulos ou nomes da Divindade. Ao orar, penetramos na sala de audiência do Altíssimo, e devemos ir à Sua presença possuídos de santa reverência. Os anjos velam o rosto em Sua presença. … Quanto mais deveríamos nós, seres finitos e pecadores, apresentar-nos de modo reverente perante o Senhor, nosso Criador” (O Maior Discurso de Cristo, p. 106).
Mas santificar o nome de Deus não se restringe apenas à hora da oração. Inclui também nossa linguagem durante todo o dia. Além disso, santificar o nome abrange todas as nossas ações, pois somos representantes de Deus na Terra. Em todo ato da vida devemos manifestar- Lhe o caráter, pois portamos o Seu nome.
-> Música: Grupo VP, “Cristo, Nome precioso”
-> Locução: Amilton Menezes
Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:
-> No celular, instale o aplicativo MANAH (Android e iOS).
-> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: YouTube.Com/AmiltonMenezes7
-> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9507 0705 e mande um recadinho pedindo os áudios.