WebRadio

Central de Mídia

Que tipo de justiça?


Gostou? Compartilhe!

01-boas_obrasTEMPO DE REFLETIR 274 – 1 de outubro de 2014

“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? … Também a fé, se não tiver obras, por si só está morta” (Tg 2:14 e 17).

Uma das palavras-chave em Mateus 5:20 é “justiça”. “Se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos Céus”.

Note que Jesus não destaca aqui a Sua própria justiça que nos é imputada. Não. Ele fala da “vossa justiça”.

Jesus não faz rodeiros quando fala sobre o cristianismo que influencia nossa vida diária. Ele está falando a respeito da justiça que salva, baseada na fé. Em Mateus 5:20, a atenção é focalizada inteiramente na obediência humana à vontade de Deus.
O fato se torna muito mais evidente quando Jesus começa a ilustrar Seu ponto de vista nos versos 21 até 48. Vez após outra, Ele diz aos ouvintes exatamente como sua justiça deve exceder a dos escribas e fariseus. Cada uma das Suas seis ilustrações tem a ver com coisas que nós, cristãos, fazemos na vida cotidiana. E Jesus termina essa importante passagem, dizendo que precisamos ser perfeitos como é perfeito o Deus do Céu. (verso 48). Isso indica quanto nossa justiça precisa exceder a dos escribas e fariseus.

Essas são poderosas palavras, especialmente quando compreendemos que Jesus está falando da nossa justiça e não da Sua justiça imputada a nós.

Nisso, Mateus e Tiago se assemelham. Para ambos, a fé produz boas obras. Para ambos, a fé resulta em uma vida religiosa que faz bem aos semelhantes da comunidade. Ambos acham que a fé em Deus leva a pessoa a exemplificar o caráter de Cristo na vida diária. Tanto para Mateus como para Tiago, a adoração a Deus resulta em mudança de vida. Conduz à nossa justiça. E essa justiça precisa exceder a dos mais dedicados zelotes da história – os fariseus.

Cabe a nós prestar muita atenção ao que Jesus está dizendo a respeito da justiça no restante do capítulo 5 de Mateus. Ele tem palavra que a igreja realmente precisa ouvir.

****************************************************************************************************************************************
-> Autoria: George R. Knight
-> Música: Arautos do Rei, “Vencer por você”
-> Narração: Amilton Menezes

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook