Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:01 — 2.3MB) | Embed
Subscribe: RSS
Nessa série de profecias do Apocalipse vamos começar, a partir do programa de hoje, o estudo sobre as cartas que João enviou às igrejas da Ásia. As famosas 7 cartas do Apocalipse.
A primeira delas foi endereçada para Éfeso. “Éfeso, nos dias de João, era a principal cidade da província da Ásia, e mais tarde foi a sua capital. Estava situada no extremo ocidental de uma grande estrada que atravessava a Ásia Menor, desde a Síria, e estava junto a um importante porto marítimo do mar Egeu, o que a tornava um grande e importante centro comercial” (C.B.A.S.D. Vol.7 pg.759).
“No tempo dos apóstolos, havia uma magnífica estrada de vinte e um metros de largura, ladeado de colunas que atravessava a cidade até o porto… Éfeso era um centro religioso, tanto quanto comercial e político. O templo de Diana figurava como uma das maravilhas do mundo antigo, até que foi finalmente destruído pelos godos, em 260 d.C. Este templo, continha a imagem de Diana , a qual mui provavelmente, era apenas um meteorito que foi esculpido para formar tal imagem. Isto explica sua suposta origem celestial” (O Novo Testamento Interpretado vol.6 pg.386).
O nome Éfeso significa desejável. A grande verdade é que esta cidade possuía algumas características que a faziam ser desejável. Ela estava em uma região geográfica privilegiada. Bem no entroncamento de duas estradas internacionais, que ligavam a Europa à Ásia e a África, e possuía um grande porto. Era desejada porque ali estava imagem da grande deusa Diana, a deusa da caça dos Efésios. Todo o templo, após a reconstrução, foi coberto com telhas de mármore.
É interessante saber também que essas 7 cartas representam os sete períodos da igreja cristã. Sendo assim, Éfeso representa o começo do cristianismo. A igreja nos seus primórdios, após a ida de Jesus aos céus.
A profecia feita a Igreja de Éfeso diz o seguinte: “Quem tem ouvidos o que o Espírito diz as Igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus” (Apocalipse 2:7).
Perceba que a profecia fala de duas coisas: “quem tem ouvidos, ouça” e “ao que vencer, vai comer do fruto da árvore da vida”. O que João está pedindo para ser ouvido? O que deveria ser vencido por este grupo de cristãos?
Vamos detalhar um pouco mais o assunto. A carta foi dirigida ao líder da Igreja de Éfeso, mas na linguagem simbólica, ele é chamado de anjo (Apocalipse 2:1).
Deus começa dizendo que Ele sabia de tudo o que estava acontecendo nessa Igreja, ao frisar: “Eu sei as tuas obras” (2:2). Entenda que João estava escrevendo para uma Igreja real, com líderes reais e membros reais. Deus esta dizendo para este grupo de cristãos que Ele é sabedor de tudo o que ocorria em Éfeso. Deus, de fato, é conhecedor de tudo o que o que acontece conosco.
A Igreja de Éfeso representa um período muito bonito da Igreja cristã, que vai da sua fundação até o primeiro século, ou seja; do ano 31 ao ano 100 de nossa era. Ao escrever para Éfeso estava profetizando, antecipando, como seria o futuro da igreja que estava começando.
E João diz que a Igreja de Éfeso sofreria muito por causa do nome de Cristo. Isto foi real, pois nos anos seguintes a morte de Jesus, os cristãos sofreram muita perseguição. As maiores foram promovidas pelos imperadores romanos, como Nero.
A profecia diz mais: “Tenho contra ti que deixaste o primeiro amor” (2:4). Veja que a Igreja nasceu tendo Jesus Cristo como seu fundador. Os pioneiros tiveram o privilégio de ouvir os ensinos do próprio Cristo, porém, depois que a perseguição diminuiu, o apóstolo João os adverte que eles haviam abandonado o primeiro amor.
Esta é uma dura advertência. Perder o primeiro amor era um sinal que as verdades ensinadas por Jesus aos seus discípulos e estes a outras pessoas, estava deixando de ser praticada. Os ensinos originais não estavam mais sendo repassados aos seus seguidores.
Amigo ouvinte, a sua vida religiosa, tem crescido ou tem diminuído nos últimos dias? Desde que você aceitou a Jesus como Salvador pessoal, você tem mantido o entusiasmo e a fidelidade ao Senhor?
�
A profecia diz também que o vencedor receberá um grande prêmio: comerá do fruto da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Que promessa maravilhosa. Comerá da mesma árvore que Adão e Eva comeram.
Em um de seus livros, Ellen White descreve a chegada dos salvos ao paraíso de Deus. “Adão contempla as árvores que já foram deleite, as mesmas árvores cujo o fruto ele próprio colhera nos dias de sua inocência e alegria. Vê as videiras que a sua própria mão tratara, as mesmas flores com que tanto prazer cuidara. Seu espírito aprende a realidade daquela hora. Ele sabe que isto é na verdade o Éden restaurado, mais lindo e mais bonito do que quando fora dele banido. O Salvador o leva a árvore da vida, apanha o fruto glorioso e manda-o comer. Olha em redor de si e contempla uma multidão de sua família resgatada no paraíso de Deus. Lança então sua brilhante coroa aos pés de Jesus e caindo a Seu peito abraça o redentor” (Patriarcas e Profetas pg.66).
Que cena maravilhosa! Creia no Senhor Deus para estar lá, para estar seguro. Creia nos profetas dEle para prosperar.