WebRadio Maranatha

Por que vocês estão com medo?


Gostou? Compartilhe!

05-medo

TEMPO DE REFLETIR 704 – 5 de dezembro de 2015

“’Por que vocês estão com medo?’, perguntou Ele.  ‘Por que duvidam que seja Eu mesmo?” (Lucas 24:38)

Era domingo à tardinha, e os discípulos estavam reunidos a portas fechadas, com medo dos judeus. Eles estavam tensos, pois haviam sido amigos íntimos de Alguém que havia sido crucificado dois dias antes, acusado de insurreição contra as autoridades constituídas. E estavam temerosos de que pudessem ser presos a qualquer momento e terem a mesma sorte. O futuro, portanto, lhes parecia muito incerto.

Além disso, estavam agitados e em suspense com os rumores de que Cristo havia ressuscitado. Mas, apesar desses relatos, eles não estavam preparados para um encontro pessoal com Ele. Em meio a esse clima de medo e incerteza, Jesus repentinamente apareceu entre eles, saudando-os com as palavras: “Paz seja convosco!”

Ora, Jesus havia sido traído por um discípulo e abandonado pelos demais. Ele podia agora começar a repreendê-los por sua falta de fé e covardia. Podia ter-lhes dado uma lição de moral. Em vez disso, porém, Ele os saúda dizendo: “Paz seja convosco”.

Mas não adiantou, porque eles, surpresos e atemorizados, acreditavam estar vendo um espírito. Jesus foi paciente com a lerdeza deles para compreender a realidade. E lhes deu três evidências sensoriais para convencê-los de que Ele era um ser real e material, mesmo após Sua ressurreição: visão, audição e tato. Disse: “Vede as Minhas mãos e os Meus pés, que sou Eu mesmo;  apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que Eu tenho” (Lc 24:39).

Por que vocês estão com medo? Esta é uma boa pergunta para muitos de nós. Pesquisas mostram que as pessoas estão perturbadas, infelizes, preocupadas e com medo.

O medo é uma das primeiras emoções que um bebê experimenta. E afirma-se que todos os tipos de medo que sentimos são variações de três medos básicos: de cair, de barulho muito forte e o de ser abandonado.

A maioria de nós aprende a superar os dois primeiros. Entretanto, o medo de ser abandonado é o pior de todos e pode se tornar mais intenso com o passar dos anos. Não é nada agradável ser abandonado e deixado sozinho, em qualquer idade.

Mas Jesus garante que nunca nos abandonará: “Eis que estou convosco todos os dias” (Mt 28:20), disse Ele. “Não vos deixarei órfãos” (Jo 14:18). Acredite nisso e viva muito bem acompanhado.


Ficha Técnica:
-> Texto: R.M.S.
-> Música: Conexão Vocal, “Não há órfãos de Deus”
-> Locução e edição: Amilton Menezes
-> Finalização: Isa Vasconcelos

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook

WebRadio Maranatha