Podcast: Play in new window | Download (Duration: 7:18 — 13.4MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 7:18 — 1.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 841 – 20 de abril de 2016
“Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática” (Tiago 1:22).
Li num jornal que a polícia processou um homem na Nova Zelândia, 32 vezes, num período de cinco anos. Sabe por quê? Por não usar o cinto de segurança. Embora a violação da lei estivesse lhe custando um bom dinheiro, ele se recusava a usar o cinto. Esse homem, então, resolveu enganar a polícia colocando uma tira de pano sobre o peito, imitando um cinto. Por algum tempo ele burlou a fiscalização. A artimanha, porém, chegou ao fim, quando ele se envolveu num acidente que o prensou contra a direção tirando sua vida. Em sua tentativa de enganar a polícia, ele estava enganando a si mesmo.
Tiago ensinou seus leitores a evitar a armadilha do autoengano, encorajando-os a ser ouvintes da Palavra de Deus (1:22). Ele entendia que ao ouvirem a Palavra, esta teria o poder de transformar as atitudes e ações destes leitores. Deus, por meio das Escrituras, iria até o âmago, a raiz das questões, e Ele trataria essas raízes como elas são e não como os leitores gostariam que elas fossem tratadas.
Tiago também encorajou esta congregação a serem praticantes da Palavra (v.25). De acordo com ele, ouvir a Palavra de Deus era bom, mas não era o suficiente. Eles deviam praticar o que ela diz. À medida que o espelho da Palavra de Deus revelasse o que estava fora do lugar na vida dos membros, eles deveriam alinhá-la com a verdade. Ouvir a Palavra de Deus e não praticá-la leva ao auto engano. Por outro lado, ser ouvintes e praticantes dessa Palavra produz bênção.
Ouvir e praticar as Escrituras revela como a nossa vida realmente é e não como fingimos ser (v.26) e isso nos ajuda a não nos enganarmos a nós mesmos. Vamos ouvir e praticar o que a Bíblia diz e assim experimentar a alegria e a bênção que acompanham a obediência.
-> Música: Joyce Carnassale, “A palavra do Senhor”
-> Locução: Amilton Menezes
Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9893-2056 e mande uma mensagem pedindo os áudios. Se você tem Telegram, adicione nosso canal: telegram.me/tempoderefletir