Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
No ultimo programa estudamos a primeira parte da profecia de Ezequiel que tratava do vale coberto de ossos secos. Vimos que esta profecia se destinava a toda a nação de Israel que naquele momento já estava totalmente subjugada por povos vizinhos. A situação que o povo de Israel se encontrava foi comparada por Deus a um vale cheio de ossos secos. Mas, mesmo estando nessas condições, Deus não os desamparou. Ao profeta foi dada a ordem de profetizar àquelas pessoas que, simbolicamente, estavam como mortas no cativeiro Babilônico.
Há uma outra questão que temos que levantar neste momento: por que Israel chegou ao ponto de ser comparado a ossos secos? O salmista Davi dá a resposta: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio” (Salmo 32:1-4).
A resposta é clara. Enquanto o pecador não buscar com confissão e arrependimento o perdão dos pecados, ele não terá paz, e na linguagem poética de Davi, a pessoa irá morrendo, os ossos ficarão velhos. Morre mesmo estando viva.
Porém, depois que Deus deu a ordem de profetizar ao povo novamente, o que foi prometido fazer por aqueles mortos vivos? “Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Farei entrar em vós o espírito, e vivereis. Porei nervos sobre vós, farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele; porei em vós o espírito, e vivereis. Então sabereis que eu sou o Senhor” (Ezequiel 37:5-6). Veja bem, Deus quer restaurar a nação de Israel, e Ele está pronto a começar tudo novamente, contudo, na visão profética, isto seria feito em duas etapas.
�
A primeira etapa é a formação do corpo. “Portanto profetizei como se me deu ordem. Enquanto eu profetizava houve um ruído, um barulho, e os ossos se ajuntaram, cada osso ao seu osso. Olhei, e vieram nervos sobre eles, e cresceu carne, e estendeu-se a pele sobre eles, mas não havia espírito” (Ezequiel 37:7-8). Esta é a forma de Deus criar os seres vivos. Não vem do acaso, nada vem do caos evolutivo. Tudo tem que ter um Ser superior organizando ou criando.
Hoje encontramos pessoas ensinando que o caos se organiza e querem quase nos obrigar a crer que o deus tempo é o responsável por tudo o que vemos. Cremos, pela fé, que este mundo foi criado por um Deus todo poderoso, e não pelo “deus” tempo como defendem os evolucionistas.
Deus estava dizendo para Israel: “Eu vou criar, mas será da Minha maneira”. Então primeiro surgem os ossos ligando-se entre si. O fêmur ligando-se a tíbia, e assim formando uma perna. O úmero, ligando-se ao radio e, em seguida, formando o braço. A falangeta, ligando-se a falanginha e falange e formando o dedo. Os nervos foram então se formando sobre os ossos; a carne começou a cobrir os nervos e ossos e por fim a pele cobrindo tudo e dando aquele retoque final sobre o corpo. O boneco estava pronto, mas não tinha vida. Assim também estava Adão lá no Gênesis, um boneco de barro criado pelas mãos de Deus, mas sem vida.
Amigo ouvinte, o Único que pode criar algo do nada, do zero, do sem vida, é o Deus criador do céu e da terra. Se a sua vida está sem sentido, sem rumo, sem direção, Deus pode dar vida, sentido, rumo e direção a você. Hoje encontramos os adeptos da Nova Era dizendo que não precisam mais de Deus, porque dentro de cada um há uma grande força adormecida que precisa ser despertada. De fato dentro do ser humano há uma grande força, mas é apenas a força do querer que precisa ser despertada. O homem precisa voltar a querer e o Deus todo poderoso fará no ser humano algo surpreendente. Por isso, o homem – sozinho – só pode ser comparado a um vale de ossos secos.
A outra lição que a profecia quer nos dar é que Deus, ao criar ou recriar, faz o trabalho completo e perfeito. Tudo o que é feito por Deus é perfeito. Olhe para o seu corpo agora. Tudo funciona numa perfeição incrível. O corpo humano é a única “máquina”, que funciona em pé, deitado, sentado, e por alguns minutos até de cabeça para baixo.
Na profecia, os ossos foram unidos aos nervos e a carne à pele. O corpo estava pronto, mas não havia vida. A profecia diz que Deus iria pôr o espírito dEle e aqueles corpos iriam viver. Isto era muito duro para um judeu ouvir. Deus estava dizendo que a vida que eles se orgulhavam tanto de viver, não era vida. E que só teriam vida se estivessem ligados ao centro da vida: Ele, Deus.
Amigo ouvinte, você quer viver e viver bem? Então viva uma vida de acordo com a palavra de Deus. Deus estava dando uma grande esperança aos judeus. Eles teriam uma nova chance de viver. Deus iria restaurar o Israel político e espiritual. Bastaria que se submetessem completamente aos propósitos divinos. Infelizmente o sonho de Deus não aconteceu com Israel. Quando voltaram do cativeiro até que nos primeiros anos foram fiéis a Deus, mas depois O abandonaram por completo. Deus, hoje, não tem mais uma nação para representá-Lo, mas tem pessoas que estão espalhadas por todo o mundo, e que estão vivendo segundo a palavra dEle (Apocalipse 12:17). Você é uma dessas pessoas que tem colocado a Jesus acima de qualquer outra coisa?
Creia no Senhor Deus e você estará seguro. Creia nos profetas dEle e você prosperará.