Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Hoje vamos estudar uma das mais lindas profecias feita por Ezequiel. É a profecia do vale dos ossos secos. “Então ele me disse: Profetiza sobre estes ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Farei entrar em vós o espírito e vivereis. Porei nervos sobre vós, farei crescer carne sobre vós, e sobre estenderei pele, porei em vós o meu espírito, e vivereis” (Ezequiel 37:4-6).
Este sonho profético foi dado em torno do ano 587 AC. Para entendermos esta profecia temos que saber bem a quem ela se destinava.
O livro de Ezequiel deve ser dividido em duas partes. A primeira parte é composta de visões e profecias que foram dadas antes da queda de Jerusalém em 586 AC, que vai do capitulo 1 ao 33:20, e a segunda parte compreende as visões que aconteceram, quando o povo já estava no cativeiro, que vai do capitulo 33:21 a 48:35. Nessa última seção aparecem muitas profecias e visões que tem a ver com a restauração de Israel, tanto politicamente como espiritualmente. Entre essas visões, está a do vale dos ossos secos.
Temos algumas perguntas e precisamos de respostas. O que significa o vale onde o profeta foi levado? O que significam os milhares de ossos que foram vistos na visão? A quem essa profecia era destinada? Espero que até o final deste programa você tenha encontrado respostas a todas estas questões.
O primeiro ponto que precisamos entender é a quem se destinava essa visão. Lembre que esta profecia foi feita por Ezequiel, quando Judá estava no cativeiro Babilônico. A nação de Israel já havia sido destruída, tanto o norte como o sul. Portanto, esta profecia é aplicada a toda a casa de Israel. Essa visão foi dada, como resposta as lamentações dos exilados em Babilônia. Os ossos ressecados (Ezequiel 37:2) representavam a situação que vivia a nação de Israel como um todo. Os ossos, segundo a visão, estavam espalhados por um grande vale. Assim estava o povo de Israel. Eles estavam espalhados por todo o mundo. Não tinham vida própria, dependiam inteiramente das pessoas e povos que os aprisionaram. A própria visão profética se explica. Vamos a ela. “Então ele me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eles dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós estamos cortados” (Ezequiel 37:11).
Ezequiel viu um grande vale. Ele estava cheio de ossos secos. Isto mostrava o triste quadro de uma nação que devia ser cheia de vida, cheia de ação. Israel devia ser a cabeça e não cauda (Deuteronômio 28:13), mas agora nem cauda era. Apenas um monte de ossos secos. Frustraram completamente o sonho de Deus para eles.
Eu fico encantado com a maneira como Deus trata os ser humano. Ele não perde a esperança em ver os planos que Ele tem, completados. Deus deu uma visão profética, com o objetivo de mostrar claramente a situação e a solução para Israel.
Deus, amigo ouvinte, nunca vai esconder de você a realidade. Deus nunca fica dando voltas para dizer como eu estou e o que eu devo fazer. Deus é muito claro e franco. Deus coloca os princípios dEle de uma forma muito simples e direta. A Bíblia é um livro claro e simples.
Depois de Deus apresentar a situação real do povo, dá uma nova ordem ao profeta. “Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor” (37:4). Este verso mostra o desejo de Deus de continuar investindo no ser humano. Eram apenas ossos secos, mas para o Senhor era mais uma boa ocasião para demonstrar o Seu poder e começar tudo novamente. Por isso Ele ordenou: Profetiza!
Isso não acontece conosco também, tantas vezes? Se você, por acaso, está com o casamento caindo aos pedaços, se o filho está nas drogas, se a empresa está com dificuldades financeiras, se o(a) noivo(a) deixou você, isto não é prova nem razão para sair dizendo que Deus não ouve mais as suas orações, que Ele lhe abandonou. Deus não abandona ninguém, amigo ouvinte! Somos nós que nos afastamos dEle! A profecia que estamos estudando está confirmando isso.
Para o povo de Israel, olhando superficialmente, parece que Deus os havia abandonado. Mas a grande verdade é que Deus estava ordenando Ezequiel a profetizar, a falar com o povo. O canal de comunicação não estava cortado. A ordem era clara. Profetiza. Inicie o dialogo com o meu povo. Eu tenho algo especial a dizer a eles. “Ossos secos”, ouvi, diz Deus. Ossos secos literais não ouvem. A Bíblia garante que os mortos não sabem nada do que se passa no mundo dos vivos. Eclesiastes 9:5 e 6, confirma: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tão pouco eles tem jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não tem parte alguma neste século, em coisa alguma que se faz debaixo do sol”.
A grande lição desta profecia até este momento é que para Deus não há caso perdido. Deus continua falando a você, mesmo que aos seus olhos, não exista mais nada de bom em você. Mesmo que você ache que é o lixo dos lixos, Deus quer falar a você, Deus quer dizer que você é a coisa mais linda que existe neste mundo. Você é filho (a) dEle. E Deus quer falar com você! Você O escutará?
No próximo programa continuaremos a profecia do vale de ossos secos. Creia no Senhor Deus e você estará seguro. Creia nos profetas dEle e você prosperará.