WebRadio

Central de Mídia

Onde estás?


Gostou? Compartilhe!

12-adao_eva

TEMPO DE REFLETIR 224 – 12 de agosto de 2014

“E chamou o Senhor Deus ao homem, e lhe perguntou: Onde estás?” ( Gênesis 3:9)

Esta pergunta, dirigida a Adão depois do pecado, é endereçada a todo ser humano quando atinge a idade da responsabilidade. Não se tratava tanto de saber onde Adão se achava geograficamente, mas onde estava o centro de sua vida.

O pecador é, por natureza, egocêntrico. Toda sua vida gira em torno do “eu”, em torno de seus desejos e ambições. O centro de sua vida é ele mesmo. Paulo descreve de modo franco a situação de todos nós antes de conhecermos a Cristo:

“Entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos.” Efésios 2:3. O homem natural vive para si, propenso a seguir suas próprias inclinações.

A conversão operada pelo Espírito Santo consiste na transferência do centro de nossa existência do “eu” para Cristo. Notai a linguagem do apóstolo em Efésios 2:4-6: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos, em nossos delitos, n os deu vida juntamente com Cristo — pela graça sois salvos — e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.”

Estando nós mortos em nossos pecados, Deus, em Sua infinita graça, nos ressuscitou espiritualmente, “nos deu vida juntamente com Cristo”, e “nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. O Pecador em seu egocentrismo está morto para o verdadeiro significado da existência. Ele passa a viver no momento que o centro de suas afeições é transferido do “eu” para Cristo. Esta experiência é tão exaltante, que Paulo não encontra melhores palavras para descrevê-la do que dizendo: é como se já estivéssemos no Céu. Estar com Cristo é entrar literalmente na alegria e na paz do Céu.

Esta descoberta é para o apóstolo tão maravilhosa que ele faz questão de comunicá-la aos leitores de suas epístolas. Notai o mesmo pensamento em II Coríntios 5:17: “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. Ter o centro de sua vida em Cristo é ser uma nova criatura, possuir novas afeições e novos interesses. O egoísmo pecaminoso vem a ser uma coisa do passado. Todo um mundo de novas experiências se abre diante daquele para quem “o viver é Cristo.”

A interpelação inescapável endereçada a todo ser humano: “Onde estás?”, o cristão responde com sinceridade e alegria: “Em Cristo”.

*****************************************************************************************************************************************
-> Autor: Siegrified Schwantes
-> Música: Min. de Louvor Está Escrito, “Só em Ti”
-> Narração: Amilton Menezes

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook