WebRadio

Central de Mídia

O significado do amor


Gostou? Compartilhe!

TEMPO DE REFLETIR 1298 – 21 de julho de 2017

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Amor é definido por diferentes pessoas de maneiras diversas, algumas delas nada amáveis. O idioma grego é rico em palavras para o amor. Ele usa quatro diferentes palavras. A primeira é storgè, que é o amor familiar – aquele amor que o pai ou a mãe tem pelo filho ou filha.

A segunda palavra grega para amor é eros, que dá origem à palavra erótico. Esse é o amor de um homem por uma mulher e vice-versa, e inclui o amor sexual.

A terceira palavra é philia. Podemos reconhecer essa palavra em Philadelphia, a cidade do amor fraternal. Philia representa o amor afetivo, o amor que as pessoas sentem por seus melhores amigos.

A quarta e a mais importante das palavras gregas para amor é agape. Agape representa bondade insuperável, invencível boa vontade. Quando consideramos uma pessoa com agape, amamos aquela pessoa sem nos importarmos com o que ela nos tenha feito, ou quanto nos tenha magoado. Queremos o melhor para as pessoas, a despeito da maneira como elas nos tenham tratado. Agape é totalmente incondicional. Jesus usa a palavra agape em Mateus 5:44. Esse é o tipo de amor que devemos demonstrar abundantemente aos nossos inimigos.

A essa altura, deve-se reconhecer que o amor ágape não é um sentimento, mas um princípio profundo. É um princípio do coração e da mente. É a determinação de amar as pessoas a despeito de suas ações e de nossos sentimentos humanos. Representa uma determinação da mente. Agape é o poder de amar até mesmo aquelas pessoas de quem não gostamos e que não gostam de nós. É parte dos frutos da conversão.

Jesus ordena que amemos nossos inimigos. Ele não disse que temos de gostar deles. Podemos não gostar de todas as pessoas, mas é-nos ordenado amar a todas elas. Esse mandamento é o mais abrangente em toda a Bíblia; é o mais impossível.

Ajuda-me hoje, Senhor, a fazer o impossível. Suplico um derramamento especial da Tua graça.


-> Música: Joyce Carnassale, “Preciosa graça”
-> Locução: Amilton Menezes

Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9507 0705 e mande uma mensagem pedindo os áudios. Se você tem Telegram, adicione nosso canal: telegram.me/tempoderefletir – Prefira, porém, o aplicativo MANAH, onde você terá todos os áudios à disposição.

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook