WebRadio

Central de Mídia

O significado de “Pai”


Gostou? Compartilhe!

TEMPO DE REFLETIR 1299 – 22 de julho de 2017

“Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque Ele faz nascer o Seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mateus 5:44 e 45).

Uma das palavras-chave no verso 45 é “Pai”. Essa imagem está situada no centro do Sermão do Monte. “Pai”, para a maioria das pessoas, denota sentimentos calorosos de proteção e cuidado. Quando a Bíblia usa a palavra “Pai” com relação a Deus, ela fala em termos de bondade. “Nosso Pai” é aquele em quem podemos confiar. O Pai faz provisões para nós. Isso é parte do que Jesus quer dizer quando Ele chama a Deus de nosso Pai.

Esse conceito de Deus é especial para a Bíblia. As religiões não cristãs têm a tendência de considerar o Ser Supremo como um objeto que inspira temor em vez de amor. Com frequência, essas pessoas O apresentam como um Deus irado, que precisa ser apaziguado com ofertas. A Bíblia, porém, apresenta Deus como um Pai amoroso, que tanto amou o mundo que deu Seu único Filho. O quadro de Deus que Jesus pinta é revolucionário, mas também confortador.

Deus Se torna nosso Pai quando nos tornamos cristãos, quando nascemos de novo da água e do Espírito e passamos a fazer parte da família dEle. João escreve que “a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no Seu no- me; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1:12 e 13).

Deus é Pai para os cristãos. Para outros, Ele é o Deus Criador ou o Deus Legislador. Isso não significa que Deus não ama os não cristãos, apenas que Ele não é Pai deles da mesma maneira que é “nosso Pai”.

Esse fato, naturalmente, nos torna Seus filhos. Como resultado, temos um conjunto de princípios diferentes (as Bem-aventuranças) daqueles que pertencem a outra família. “Nosso Pai” é um dos mais ricos símbolos do Novo Testamento. É um símbolo genuinamente cristão.


-> Música: Grupo Harmuss, “O amor do Pai”
-> Locução: Amilton Menezes

Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9507 0705 e mande uma mensagem pedindo os áudios. Se você tem Telegram, adicione nosso canal: telegram.me/tempoderefletir – Prefira, porém, o aplicativo MANAH, onde você terá todos os áudios à disposição.

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook