WebRadio

Central de Mídia

O segredo da campeã


Gostou? Compartilhe!

TEMPO DE REFLETIR – 26 de janeiro de 2014

Em 1961, na segunda edição do Concurso Internacional da Bíblia, Yolanda Anversa da Silva ficou em 1º lugar na etapa brasileira. Para a etapa mundial concorreu com outros 16 participantes, alcançando o segundo lugar, mesmo com protestos da imprensa e do público.

“Após uma luta pelo desempate entre Yolanda Anversa da Silva (Brasil) e o rabino Yihya Alsekh (Israel), os juízes deram o 1º lugar ao rabino. Mas a imprensa e o público não aceitaram o veredicto do júri, pois Yolanda também respondeu a pergunta do desempate. Foi feita tão grande propaganda a seu respeito que, afinal, lhe concederam também a Medalha de Ouro do 1º lugar. Por isso ela é a única que recebeu duas medalhas.” (Moisés S. Nigri, Revista Adventista de janeiro de 1965).

Todos queriam saber o segredo de Yolanda para tanto conhecimento bíblico. A inspiração foi, justamente, Haroldo Lobo, um exímio conhecedor da Bíblia (a leu mais de 60 vezes) que estudou as sagradas escrituras com a família de Yolanda.

“Dignos de nota foram os estudos bíblicos que ele, Haroldo Lobo, ministrava a minha família”, explicou Yolanda, na época. “Eles me faziam admirar seu profundo conhecimento da Bíblia. Dizia de mim para mim: a Bíblia é a carta de Deus aos homens. Se eu tenho que ler alguma coisa boa, vou ler a Bíblia e entesourar no coração e na mente seus ensinamentos. Mas como começar? Valeu-me a tabela do então chamado ‘Ano Bíblico’… Formar este hábito não foi fácil. Quantas coisas aconteceram através desse tempo! Mas a firme vontade de estar apegada à Palavra, foi vencendo”.

Yolanda Anversa da Silva foi inspiração em minha vida, desde menino. Tive o privilégio de visitá-la em sua casa, em 2008. Locomovia-se com o auxílio de uma cadeira de rodas. Nada, porém, a impedia de estar na igreja e participar ativamente das discussões de qualquer assunto relativo a Palavra de Deus. Yolanda faleceu, com quase 92 anos, em maio de 2010, em Curitiba, Paraná. Segundo os familiares, uma morte tranquila. Como está na Bíblia, que tanto amou a vida toda, Yolanda dorme agora o sono da morte para acordar, em breve, na ressurreição dos justos.

E você, amigo ouvinte, já leu a Bíblia hoje? Já criou o hábito de, diariamente, passar tempo com o Criador do Universo, através da oração e da leitura da Palavra?

Reflita sobre isso no dia de hoje…

******************************************************************************************************************************************************
-> Texto: Amilton Menezes
-> Música: Coral Canto Jovem, “A Bíblia”
-> Narração: Amilton Menezes

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook