Podcast: Play in new window | Download (Duration: 4:38 — 6.4MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 4:56 — 2.3MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 0760 – 14 de agosto de 2023
Tiago 1:19 – Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Certa vez, uma mulher me contou como descobriu o “princípio da banana” com sua filha adolescente. Fiquei pensando: O que será esse “princípio da banana”? Ela explicou. Percebera que a filha sempre se retraía quando tinham alguma discussão. A garota simplesmente não expressava o que de fato sentia.
Um dia, ela pegou uma banana, sentou-se ao lado da filha e lhe fez uma pergunta. Enquanto a moça respondia, a mãe descascou a banana e lhe deu uma mordida. Depois de mastigar aquele pedaço, fez outra pergunta, deu uma nova mordida, e assim sucessivamente. Então notou que a filha conversava mais à vontade. O que acontecera? Enquanto a garota respondia à pergunta, a mãe não podia fazer qualquer comentário; apenas mastigava e ouvia. Este é o “princípio da banana”: disposição para ouvir. Pergunte, e depois, ouça.
Jesus era Mestre em fazer perguntas e ouvir pacientemente. Ele Se concentrava nos outros. Muitas pessoas centralizam-se em si mesmas. Para elas, ouvir é apenas uma pausa. Mal podem esperar que o interlocutor pare de falar, para que digam o que pensam. Estão mais interessadas em expor suas ideias do que ouvir as dos outros.
Mas, se uma pessoa fala sozinha, nunca pode saber o que vai na mente de outra. A essência do cristianismo é o interesse por outros. O amor permite liberdade de expressão dos pensamentos e sentimentos mais íntimos. Amar uma pessoa é importar-se genuinamente com ela. João escreveu: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1Jo 4:7).
Você não pode me amar se não me conhecer. E não pode me conhecer se não ouvir meu coração. Portanto, pegue uma banana, descasque-a, faça uma pergunta e morda a banana. Depois, ouça com o ouvido e o coração.
Vamos orar?
Pai, ajuda-nos a ouvir pacientemente aqueles que nos cercam. Controla a nossa língua e dá-nos sabedoria para ouvir e responder, de acordo com a Tua vontade. Em nome de Jesus, amém!
-> Apresentação: Amilton Menezes
Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:
-> No celular, instale o aplicativo MANAH.
-> Para ver/ouvir no , inscreva-se neste Canal:
-> Tenha os nossos aplicativos em seu celular: https://www.wgospel.com/aplicativos
-> Para receber pelo WhatsApp, adicione e mande um recadinho pedindo os áudios.
-> Instagram:
-> Twitter:
-> Facebook: