WebRadio

Central de Mídia

O pão “de cada dia”


Gostou? Compartilhe!

TEMPO DE REFLETIR 1452 – 22 de dezembro de 2017

“Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão,
e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que Eu ponha à prova se anda na Minha lei ou não” (Êxodo 16:4).

Parece haver pouca dúvida quanto ao fato de que Jesus pensava no maná do deserto quando nos disse para orar pelo pão nosso de cada dia. Conforme você deve lembrar, os filhos de Israel estavam famintos no deserto, e Deus lhes enviou o maná, o pão do Céu. Havia, porém, uma condição importante. Eles deviam recolher o suficiente apenas para cada dia. Quando recolhiam em excesso, o alimento apodrecia antes de ser usado. Eles tinham que se contentar com a porção suficiente para cada dia.

Mas havia uma exceção à regra. Na sexta-feira eles precisavam recolher o suficiente para dois dias, porque no sábado não havia coleta. Foi assim que os israelitas receberam uma dupla lição do maná quase diário. Primeiro, sua dependência diária de Deus para todas as suas necessidades. E segundo, a excepcionalidade do sábado, o dia que lhes foi dado como lembrete dAquele que criara o pão (e tudo o mais).

A palavra usada para “diário” em Mateus 6:11 (epiousios) trouxe para os tradutores um mar de problemas porque até recentemente essa era a única ocorrência da palavra em toda a literatura grega. Mas alguns anos atrás surgiu um fragmento de papiro com essa palavra usada numa lista de compras. Ao lado de um único item da lista estava epiousios. Era uma nota para lembrar ao comprador de comprar um determinado alimento para o dia seguinte.

Assim, a quarta petição da Oração do Senhor pede-nos de maneira muito singela que supliquemos a Deus que nos dê as coisas que precisamos comer no dia seguinte. É uma oração que nos ajuda a ser capazes de obter o que é necessário em nossa lista de compras para o dia seguinte, a fim de que nós e nossa família sejamos saciados.

Temos um Deus maravilhoso. Aquele cuja mão guia as estrelas incontáveis está preocupado com minhas necessidades físicas diárias.

Que Deus!


-> Música: Duetos NT, “Muito mais”
-> Locução: Amilton Menezes


Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:

-> No celular, instale o aplicativo MANAH (Android e iOS).

-> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: YouTube.Com/AmiltonMenezes7

-> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9507 0705 e mande um recadinho pedindo os áudios.

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook