WebRadio

Central de Mídia

O negativo antes do positivo


Gostou? Compartilhe!

29-negativo_positivo

TEMPO DE REFLETIR 484 – 29 de abril de 2015

“Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Romanos 7:24).

A expressão “choram”, em Mateus 5:4, é a palavra mais forte para pranto na língua grega. É a palavra usada para prantear os mortos. Como tal, é um ardente lamento por alguém amado. No Antigo Testamento grego é a palavra escolhida para expressar a dor de Jacó quando acreditou que seu filho José estava morto (Gn 37:34). Ela reflete dor profunda. Por isso, William Barclay amplia a segunda bem-aventurança assim: “Bem-aventurado é o homem que chora como alguém que chora pelos mortos.”

Contudo, apesar do choro pelos mortos reproduzir a intensidade da experiência de Mateus 5:4, não reflete seu significado. A profunda experiência da segunda bem-aventurança é reproduzida no texto bíblico de hoje: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Rm 7:24). Esse clamor nos diz algo sobre o significado do choro. Reflete alguém tão aflito pela dor que ele ou ela chora em agonia de espírito. Os cristãos conhecem a experiência de sentir-se totalmente sem esperança por causa de suas falhas.

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne”, clamou o apóstolo Paulo, “não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço” (Rm 7:18 e 19)

Os cristãos choram por causa de seu profundo senso de indignidade. Não é por acaso que a primeira palavra de Jesus em Mateus é “arrependei- vos”. Arrepender-me é reconhecer minha pecaminosidade e renunciá-la. É lamentar que eu seja pecador e voltar-me para Deus em busca de perdão.

Essa não é uma experiência superficial. É sincera e profunda. É como a tristeza que se sente quando alguém morre. Mas com o pranto vem a esperança. Afinal, “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9).

Assim, o choro traz vitória. O negativo vem antes do positivo. Estou convencido do pecado, de modo que posso experimentar a alegria da salvação.

Podemos orar? “Pai, arrependido de todos os meus pecados, peço Tua graça e misericórdia. Me ajude a ser um vencedor, a atravessar as provas, as tentações e as dificuldades deste dia. Me abraça forte, por favor. Em nome de Jesus, amém!”


Ficha Técnica:
-> Texto: George R. Knight
-> Música: Fernando Iglesias, “Perdão por fugir”
-> Locução e edição: Amilton Menezes
-> Finalização: Isa Vasconcelos

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook