Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:01 — 2.3MB) | Embed
Subscribe: RSS
Hoje quero estudar com você uma declaração feita por Paulo para os crentes que moravam na Galácia. A famosa carta aos Gálatas. Está no capítulo 3:11 – “O justo viverá pela fé”.
Quanta profundidade encontramos nessa frase! Por isso vamos dedicar o programa de hoje para discorrer sobre as duas palavras chaves: “justo” e “fé”.
A primeira coisa que precisamos entender é o que significa ser justo e como uma pessoa pode tornar-se justa. Ser “justo”, na visão humana é aquele que é correto em suas ações. É ser uma pessoa que sabe respeitar os direitos do seu semelhante.
Ser “justo”, na visão divina é um pouco diferente, e são estss diferenças que desejo passar a você. Ser “justo”, na visão da Bíblia, é fruto de um processo chamado de justificação. Portanto, uma pessoa só pode ser declarada justa, obviamente depois de ser justificada. Então se faz necessário, sabermos com precisão o que é justificação.
A justificação nos confere a retidão divina, em nós implantada e cultivada pelo Espírito Santo. Primeiramente na forma de uma declaração forense, mas, em seguida, realizada como um fato vivo. Somos moralmente transformados.
O apóstolo Paulo declarou: “A justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os que crêem, porque não há distinção” (Romanos 3:22).
O processo da justificação se baseia na missão de Cristo, incluindo o Seu ato expiatório feito na cruz. “Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:24).
A justificação acontece completamente à revelia dos méritos humanos, como as boas obras e a obediência a lei. “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independente das obras da lei” (Romanos 3:28).
A justificação é um ato de Deus no homem, independentemente de suas obras. A justificação não é apenas uma declaração de Deus de que o homem a partir de tal momento é justo. Isso é a justificação forense, onde um juiz declara que um é justo e o outro é o culpado.
A justificação divina é uma intervenção de Deus na vida do ser humano. Ele declara em primeira instância que o pecador arrependido é justo e, em seguida, atua na vida dele através do Espírito Santo, mudando a sua maneira de ser e de pensar.
A justificação não é apenas um principio. É uma força viva, que através do Espírito Santo, tem como objetivo fazer com que os homens comecem a refletir o caráter de Cristo na vida deles.
Portanto, justo é todo aquele que aceitou a Cristo e permitiu Ele fazer todas as mudanças e transformações necessárias em sua vida, buscando a semelhança do caráter divino.
E a fé? O que é?
Há no meio cristão uma confusão muito grande sobre o que realmente seja fé. Muita gente está se auto-enganando, achando que tem fé, quando de fato tem apenas informação ou conhecimento de algo a respeito de Deus.
Falando do tempo do fim, o próprio Cristo questionou se nessa época encontraria fé na terra.
A Bíblia apresenta uma definição clássica do que é fé. Hebreus 11:1 – “Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem”. Portanto, fé, segundo o escritor de Hebreus, é a certeza das coisas que vão acontecer.
Você tem fé? Então tem que ter certeza das coisas que se esperam. O que mais os cristãos esperam é que Jesus volte logo. Você está esperando Jesus? Os seus atos mostram que você está de fato aguardando a volta do Senhor?
Fé é a convicção de fatos que não se vêem. Você tem convicção que Deus criou o homem do pó da terra? Você tem convicção que houve um dilúvio universal? Você tem convicção de que Sodoma e Gomorra foram destruídas por fogo, vindo do céu? Você tem convicção sobre a autoridade da Bíblia? Você tem convicção sobre a validade dos dez mandamentos, que estão em Êxodo capitulo vinte?
Como disse anteriormente, hoje em dia as pessoas estão confundindo fé com conhecimento. Ter um conhecimento bíblico ou religioso superficial, apenas de ouvir o que os outros falam, não significa que se tem fé.
O cristão que tem fé tira tempo para comunhão com Deus. Ora, estuda a Bíblia diariamente e procura viver o que aprende, além de falar aos outros da sua crença. Ah, e não freqüenta a igreja apenas em casamentos, batizados ou funerais.
Por isso eu digo que fé também é envolvimento. Envolvimento com as coisas de Deus. É inconcebível uma pessoa que se diz cristã e passa uma vida inteira sem colocar as mãos em uma Bíblia. A própria Bíblia informa que a fé vem pelo relacionamento com a Palavra de Deus.
O justo viverá pela fé. Creia no Senhor Deus para estar seguro. Creia nos profetas dEle para prosperar.