Podcast: Play in new window | Download (Duration: 7:46 — 10.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 8:20 — 1.9MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 1521 – 1 de março de 2018
“Portanto, Eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama.” Então Jesus disse a ela: “Seus pecados estão perdoados” (Lucas 7:47 e 48, NVI).
Nos programas anteriores estudamos o perdão no Sermão do Monte e na parábola de Mateus 18:21-35.
Uma das coisas mais importantes a salientar nessa parábola é o tremendo contraste entre as duas dívidas.
A dívida de 10.000 talentos (verso 24) era colossal. Um talento equivalia a 6.000 denários ou 6.000 dias de trabalho (ver Mt 20:2). Dizendo as coisas de outra maneira, os 100 denários poderiam ser pagos com 100 dias de trabalho, ao passo que os 10.000 talentos exigiriam 164.384 anos (sete dias por semana).
Certo escritor sugeriu que, se cada denário fosse um centavo, os 100 denários poderiam ser levados em um bolso, ao passo que a dívida de 10.000 talentos precisaria de um exército de 8.600 pessoas para carregá-la. Cada carregador teria um saco de aproximadamente 30 quilos, cheio de moedas, e, se essas pessoas ficassem separadas uma da outra por uma distância de quase um metro, formariam uma fila de mais ou menos oito quilômetros. Jesus Se esforçou para nos apresentar um tremendo contraste. Por quê?
William Barclay sintetiza belamente o sentido do contraste quando escreve estas palavras: “O ponto que se quer destacar é o de que nada que o homem possa fazer contra nós pode, de modo algum, comparar-se com o que fizemos a Deus; e se Deus nos perdoou o que lhe devíamos, também devemos perdoar a nossos semelhantes as dívidas que contraíram para conosco.”
Jesus fez um grande esforço para enfatizar a lição da reciprocidade do perdão porque sabia que essa é uma das lições mais difíceis de praticarmos na vida diária.
Senhor, ajuda-me hoje a ser mais semelhante a Ti no perdão.
-> Música: Julia Camilo, “O amor e o perdão”
-> Locução: Amilton Menezes
Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:
-> No celular, instale o aplicativo MANAH (Android e iOS).
-> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: YouTube.Com/AmiltonMenezes7
-> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9893 2056 e mande um recadinho pedindo os áudios.