Podcast: Play in new window | Download (10.3MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR – 3 de março de 2014
“Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.” Col. 3:14
Nunca devemos nos esquecer de que “tudo que o homem necessita conhecer, ou pode conhecer, a respeito de Deus tem sido revelado na vida e no caráter de Seu Filho Jesus.” (EGW)
Há diferença entre vida e caráter. Vida é a nossa maneira de viver, ou atividade, num determinado período de tempo; a rotina diária. Caráter, porém, é a soma das qualidades boas ou más que temos. Como Jesus viveu Sua vida e como desenvolveu Seu caráter é de importância para todos nós.
“Tomando a forma humana sobre Si, Cristo veio a ser um com a humanidade e, ao mesmo tempo, revelar nosso Pai Celestial aos seres humanos e pecadores… Ele Se tornou carne como nós. Ele sentiu fome, sede e cansaço.” É nossa parte ser um com Jesus; assim conheceremos o Pai mais intimamente.
O caráter de Jesus era extraordinário: Jesus era “terno, compassivo, compreensivo e tendo os outros em consideração. Ele representou o caráter de Deus e esteve constantemente envolvido no serviço de Deus e do homem.” (EGW). É nosso privilégio, além de ser um com Cristo, desenvolver em nós o Seu caráter. Devemos também ser: ternos, sensíveis às necessidades alheias, não durões, mas brandos: piedosos e facilmente influenciados pelo amor; compassivos, tendo compaixão pelo ser humano e misericordiosos; compreensivos, expressando simpatia e compreensão pelos outros e consideração, cuidado, solicitude e atenção pelos que nos rodeiam.
Paulo resumiu todos estes traços de um bom caráter no amor: “Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.” O amor de Deus, vinculado perfeitamente à vida e ao caráter de Cristo, abre o nosso entendimento para melhor conhecer a Deus como nosso Pai e a Jesus como nosso Salvador.
Não basta apenas vivermos por um tempo a vida cristã; necessitamos junto com nossa profissão de fé exercitar estas graças do caráter de Cristo, que são também os frutos do Espírito, pelos quais veremos a Deus. Vida e caráter espirituais precisam estar juntos em nós; há cristãos que não tem o caráter de Cristo; apenas “vivem”, mas não “praticam”. Como é conosco? Como é com você? Conhecemos o Senhor Jesus? Nosso grave problema é que falamos e escrevemos mais do que agimos; somos mais teóricos do que práticos.
Busquemos conhecer ao Senhor, pois é pela contemplação que nos tornamos semelhantes a Jesus.
*****************************************************************************************************************************************
-> Texto: autoria desconhecida
-> Música: Hosanas, “O mundo verá Jesus em nós”
-> Narração: Amilton Menezes