Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 9:59 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
A profecia que vamos estudar agora está registrada em Oséias 7:8, e diz o seguinte: “Efraim com os povos se mistura; Efraim é um bolo que não foi virado”.
Quem foi Efraim? O que o profeta queria dizer com a expressão “bolo que não foi virado”? “Esta profecia foi feita pelo profeta Oséias, em torno do ano 780 AC.” (Bíblia de Referência Thompson p. 816)
Com a ajuda de Deus desejo responder a estas duas perguntas para que toda a mensagem seja compreendida. Vamos começar definindo quem foi Efraim. Ele foi “o filho mais novo de José, mas quando Jacó abençoou os dois irmãos, Efraim teve a precedência sobre o seu irmão mais velho Manassés… A mãe era Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om” (Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia vol.2, p.290).
Portanto, Efraim acabou recebendo uma benção maior do que o irmão dele, Manassés. Isto apontava para o crescimento que os seus descendentes teriam com o passar dos anos. E o tempo mostrou que a benção verdadeiramente se tornou uma realidade. Por ocasião do censo, realizado nos dias de Moisés, a tribo de Efraim já se destacava como uma das maiores. Contava com 40.500 homens (Números 1:33).
Um outro fato importante desta tribo foi o que aconteceu após a entrada na terra prometida. “Depois da conquista do território, a tribo de Efraim ficou bem no centro da Palestina, dona de uma região com cerca de sessenta e cinco quilômetros de leste a oeste e com cerca de dez a quarenta quilômetros de norte a sul” (Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia vol.2, p.291).
Foi uma tribo privilegiada pois por muito tempo as atividades religiosas de Israel tiveram o seu ponto de encontro na cidade de Siló, território de Efraim (Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia vol.2, p.291).
Um outro fato muito relevante aconteceu após a morte de Salomão. “Quando Salomão faleceu, Jeroboão I, da tribo de Efraim, se tornou o primeiro rei do reino separado do norte, que tomou o nome de Israel, enquanto que o sul ficou sendo conhecido como reino de Judá, sob a direção de Roboão, filho de Salomão… Efraim se tornou a tribo principal do reino do norte, ao ponto em que essa nação nortista chegou a ser intitulada algumas vezes, de Efraim” (Enciclopédia de Bíblia Teologia e filosofia, vol.2, p.292).
Portanto, quando o profeta fala que Efraim é um bolo que não foi virado, ele está se referindo a toda a nação de Israel, o reino do norte. Diante deste esclarecimento, toda a vez que neste estudo for mencionado Efraim, é mais uma referência a toda a nação de Israel, com capital em Samaria.
Bem depois de termos respondido quem foi Efraim, temos agora um outro desafio. Por que Efraim ou Israel foi comparado a um bolo que não foi virado? O que de fato estava acontecendo com Israel?
Antes de responder esta pergunta, vamos entender que tipo de bolo Oséias estava falando. “A palavra em hebraico usada para bolo é “ugah”, que significa um pão fino, redondo que se cozinhava rapidamente sobre as pedras aquecidas (I Reis 19:6). Não tinha nenhuma semelhança com um bolo ou uma torta das que conhecemos hoje, mais se assemelhava a uma panqueca. O bolo mencionado devia ser virado rapidamente, pois do contrário podia ser queimado de um lado e do outro ficar mal assado” (S.D.A.B.C. vol.4, p. 931).
Por que, então, Efraim foi comparado a esse tipo de bolo? Efraim/Israel estava cometendo um grande erro. Não sabia bem o que queria. Aliás, este é o maior perigo para o ser humano: a indefinição. A indefinição pode levar uma pessoa à morte. A indefinição no transito é fatal. Efraim não sabia o que queria. Em muitos momentos dizia que amava a Jeová e O servia, e Ele era o seu Deus, mas em outros momentos estava todo envolvido com os deuses de povos vizinhos.
E como aconteceu esse envolvimento com outros deuses? O mesmo verso que menciona que Efraim é um bolo que não foi virado, também menciona como Israel se envolveu com outros deuses. Israel havia se misturado com outras nações e essa mistura ocorria freqüentemente através de casamentos. Deus já havia orientado os israelitas, através de Moisés, que não se misturassem com as nações vizinhas (Êxodo 34:12-16). Não obedeceram e o desastre veio. Viraram escravos dos assírios.
Baseado na experiência de Efraim quero convidar você neste momento para fazer uma avaliação de sua vida religiosa. Por isso, se possível, pare um pouquinho e reflita no que vou dizer.
O povo escolhido perdeu o sentido de vida porque desobedeceu a uma ordem de Deus. Ao invés de influenciarem as nações pagãs e levá-las a adorarem a Jeová, permitiram ser influenciados e acabaram adorando a Baal.
Por isso pergunto: quem é você diante de Deus? Quais são os seus propósitos? Quais são os seus objetivos? Você está vivendo uma vida religiosa pura, como Deus deseja? Ou a sua vida religiosa é uma verdadeira confusão?
Sabe, Deus deseja que sejamos cristãos autênticos, verdadeiros, e que em nosso proceder não haja mistura com nada que desagrade a Ele. Por isso, se neste momento você fosse avaliado por Deus, a quê seria comparado? A um bolo queimado, que não foi virado e não presta para mais nada? Pense seriamente nisto e volte-se completamente para Deus, se ainda não o fez.
Creia nEle e nos profetas dEle. Você estará seguro e prosperará.