Podcast: Play in new window | Download (14.0MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 154 – 3 de junho de 2014
“Amontoei também para mim prata e ouro e tesouros de reis e de províncias; provi-me de cantores e cantoras e das delícias dos filhos dos homens: mulheres e mulheres.” Eclesiastes 2:8
Salomão começa o nosso texto falando de uma coisa que nós buscamos muito, que é a riqueza. Aliás, falando como homem, ele toca em dois pontos extremamente vulneráveis para os homens: mulher e dinheiro. A riqueza, ou seja, o amor ao dinheiro e o sexo tem sido dois pontos bem explorados pelo inimigo de Deus. Ao olhar para estes dois aspectos da vida humana, nós percebemos que eles estão diretamente ligados a satisfação e ao prazer do coração humano. A busca por essa satisfação pessoal, levou Salomão a buscar a riqueza como a fonte da felicidade. E ao usar a expressão “amontoei” significa que ele conseguiu tanta riqueza, que não tinha em que gastar e por isso teve que amontoar. O dinheiro tem um poder extraordinário nos dias de hoje.
Certa vez li a história de um homem maltrapilho, sujo, e de roupa rasgada, que entrou na igreja para assistir um culto. No banco que ele sentou as pessoas não queriam sentar, o desconforto que as pessoas sentiam pela presença dele era visível. Ele foi embora no fim do culto sem ninguém se quer lhe dirigir a palavra. Na semana seguinte o mesmo homem retornou a igreja, tomado banho, um terno finíssimo, barba feita, cabelo cortado, e dirigindo um BMW. Bem, vocês já sabe o que aconteceu. O tratamento foi outro, ele foi apresentado na hora das visitas, no fim do culto várias pessoas vieram cumprimentá-lo, e uma família o convidou para almoçar na casa deles.
Esta história é um quadro trágico de como nós seremos humanos valorizamos coisas e não pessoas. Talvez tenhamos que fazer uma avaliação na nossa vida para saber se nós gostamos das pessoas, ou se do titulo ou status das pessoas. Qual o critério que você usa para escolher suas amizades? São aquelas pessoas que tem alguma coisa para lhe dar, ou que tem alguma coisa para receber de você? Salomão viveu a vida para buscar prazeres, mas por muito pouco, os prazeres que ele buscava, e alcançou, não destruiu a sua vida eterna. É interessante como no texto ele menciona a música. Parece que a música está diretamente ligada a expressão “delícias dos filhos” e ai vem a atenção as mulheres. Tanto a música, como o dinheiro, como o sexo tem causado um grande estrago na vida dos Cristãos.
Se nós olharmos com carinho para estas três coisas, que aparentemente satisfaz o coração humano, nós vamos ver que Deus haviam concedido abundantemente isso a Adão e Eva antes do pecado. O homem foi criado rico, pois tinha tudo que precisava; a música era celeste com a visita dos anjos e suas harpas maravilhosas (um instrumento que o diabo não gosta de usar hoje); e a vida sexual era perfeita tendo a recomendação de Deus de “sede fecundos e multiplicai-vos” Gêneses 1:22. Deus conhece as nossas necessidades quer sejam elas físicas, materiais, ou emocionais. O sexo mexe com nossas necessidades físicas, o dinheiro com as necessidades materiais, e a música com as necessidades emocionais. Se você santificar estas três áreas da sua vida o resultado vai ser uma vida espiritual cheia de gozo e alegria. Deus proveu estes elementos ao homem, para que ele pudesse ser feliz. Ele quer lhe dar esta felicidade de volta, apesar do pecado. Confiem em Deus e entregue a Ele suas necessidades, e você vai começar a ser feliz aqui, e continuará na eternidade. Amém!
*****************************************************************************************************************************************
-> Texto: Pr. Alejandro Bullon
-> Música: Simone Reis, “Estou em Tuas mãos”
-> Narração: Amilton Menezes