Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:01 — 2.3MB) | Embed
Subscribe: RSS
A partir de hoje quero estudar com você algumas profecias do livro de Atos, que foi escrito pelo médico Lucas. Os apaixonados pela Bíblia dizem que o livro não deveria ser chamado Atos dos Apóstolos e sim “Atos do Espírito Santo”.
A profecia de hoje foi feita por Gamaliel, e diz o seguinte: “Por isso vos digo: Daí de mão a estes homens, deixai-os, pois se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas se é de Deus, não podereis desfazê-la, para que não serdes também achados combatendo contra Deus” (Atos 5:38-39).
“Gamaliel, era neto do famoso Hillel, mas era também um grande professor, e um destacado fariseu… foi um homem de grande influência e muito estimado pelos judeus. Foi o primeiro que recebeu o titulo Rabban, o que demonstra a alta estima que os seus patrícios tinham por ele. A tradição judaica destaca Gamaliel como o fariseu ideal, um digno representante da escola da Hillel. Ele era conhecido como Gamaliel, o maior” (S.D.A.B.C. vol.6 pg. 186).
O que estava acontecendo para que Gamaliel profetizasse estas coisas a respeito do cristianismo? O momento histórico que esta profecia foi feita, indica que Jesus já havia morrido, ressuscitado e os discípulos estavam vivendo sem a presença do Salvador, as primeiras experiências de um real testemunho.
A pregação dos discípulos estava causando uma grande agitação na sociedade e na religião. Um dos pontos altos do discurso era a afirmação de que a morte de Cristo, executada pelos romanos, fora resultado de um planejamento da liderança religiosa da época. A acusação era muito grave. O povo estava dividido. Ninguém sabia com clareza onde estava a verdade.
“Em Jerusalém, onde existia o mais profundo preconceito, e onde prevaleciam as mais confusas idéias com respeito Àquele que havia sido crucificado como malfeitor, os discípulos continuavam a falar com ousadia as palavras da vida, expondo perante os judeus a obra e a missão de Cristo, sua crucifixão, ressurreição e ascensão. Sacerdotes e príncipes ouviam pasmados o claro, ousado testemunho dos apóstolos. O poder do Salvador ressurgido tinha sem duvida caído sobre os discípulos, e sua obra era acompanhada por sinais e milagres, que aumentava diariamente o numero dos crentes” (Atos dos Apóstolos pg. 77-78).
Nem tudo, porém, ia bem. Havia uma grande oposição à pregação. Vários foram presos. Mas, ao invés de diminuir o ânimo dos crentes na nova religião, isto só fazia com que ela aumentasse.
Alguma coisa precisava ser feita. Uma postura mais forte estava sendo cobrada dos lideres religiosos da época. O Sinédrio foi convocado e uma posição deveria ser tomada contra estes homens que estavam tumultuando Jerusalém com a história de Jesus.
Quando a discussão estava forte e se alongando, um homem sábio e respeitado, se levantou. Era Gamaliel, o grande teólogo da época.
Dentre as muitas coisas que disse, acabou profetizando sobre o futuro do cristianismo. Ele alertou aos seus companheiros que se este movimento fosse de Deus não adiantava estar lutando, por que uma pessoa de sã consciência não iria querer lutar contra Deus. Se Deus não estivesse no comando tudo iria desaparecer em breve.
Não deu outra. O cristianismo invadiu o mundo de então, chegando, inclusive, aos mais nobres palácios. Ultrapassou fronteiras e chegou aos lugares mais remotos da terra. Alcançou pessoas simples, soldados e também comandantes de exércitos. Transformou homens ricos do comércio. Converteu doutores e escravos, ricos e pobres.
E não pense que ser cristão nos tempos de Jesus era coisa fácil. Ser cristão era correr sério risco de morte!
Logo após a morte de Cristo os lideres religiosos e políticos começaram a perseguir os cristãos.
Nero, por exemplo, foi um dos imperadores que mais perseguiu a Igreja. Diz a história que certa vez, ele queria uma cena inspiradora para compor uma melodia. Subiu em uma das montanhas que cerca Roma, e mandou que parte da cidade fosse incendiada. A parte pobre de Roma foi destruída pelo fogo. Enquanto centenas e centenas de pessoas sofriam as dores do fogo, ele tentava compor uma de suas canções.
Após este incidente terrível, os cristãos foram acusados de terem colocado fogo na cidade. Por causa disso foram cruelmente perseguidos e condenados a morte. Todas as tentativas de intimidar e impedir o crescimento do cristianismo não tiveram êxito. Pelo contrário, o número de seguidores aumentava como se as cinzas dos mortos fossem semente.
Gamaliel profetizou o futuro glorioso do cristianismo. Um movimento que nasceu para vencer, pois começou com Jesus, o Criador do Universo. Não há como impedir a atuação do Eterno no coração e na vida do ser humano.
Não lute contra Deus nem contra a influência do Espírito Santo na sua vida. Não tenha medo de ficar ao lado da Bíblia. Com Deus a vitória é certa!
Creia nEle para estar seguro. Creia nos profetas dEle para prosperar.