Podcast: Play in new window | Download (Duration: 7:51 — 10.8MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 347 – 13 de dezembro de 2014
“Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, … desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade” (Filipenses 2:12 e 13).
Falando com franqueza, nada há que possamos fazer para purificar nosso coração. Esse é um trabalho de Deus. Ele é quem pode limpar, é o grande purificador. É o Seu poder que nos dá um novo coração, novo entendimento e uma nova perspectiva de vida. Tudo que podemos fazer é aceitar a dádiva divina. Mas essa aceitação é importantíssima. Deus não força a Sua salvação sobre ninguém.
Entretanto, uma vez que Deus nos transformou em novas criaturas, com novos valores, existe algo que podemos fazer à medida que Ele progressivamente procura purificar nossa vida. Podemos cooperar com Ele. Como Paulo colocou tão bem no texto para a leitura de hoje, Deus opera em nosso interior, através do poder do Espírito Santo, para de maneira progressiva purificar nossa vida diária, a fim de que nossos atos combinem com nosso novo coração. Nós “operamos” nossa salvação através do poder dinâmico de Deus.
Algumas pessoas parecem ter a ideia de que todas as obras são erradas. Isso é verdade se estamos tentando nos tornar salvos. A Bíblia é contra qualquer tentativa de obter salvação – ela é dádiva de Deus.
Mas, uma vez que a pessoa é salva em Jesus, ela vai de maneira natural e alegre desejar viver sua nova vida em harmonia com os princípios de Deus. A pureza de coração levará a pessoa a desejar pureza em tudo o que fizer.
Por isso, Paulo pôde falar da “fé que atua pelo amor” (Gl 5:6). Ele elogia “a operosidade da… fé, [e a] abnegação do… amor” dos tessalonicenses (1Ts 1:3). E parte da sua tarefa era chamar os gentios à “obediência por fé” (Rm 1:5; 16:26).
Talvez a ilustração mais clara de Paulo quanto à sequência da salvação, se encontra em Efésios 2:8-10: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. … Pois somos feitura dEle, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.
A pureza de coração leva naturalmente à pureza de vida.
****************************************************************************************************************************************
-> Texto: George R. Knigth
-> Música: Quarteto Voos, “Uma coisa faço”
-> Narração: Amilton Menezes