Podcast: Play in new window | Download (Duration: 7:25 — 13.6MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 7:25 — 1.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 734 – 4 de janeiro de 2016
“Mas os israelitas do reino do Norte não quiseram obedecer; foram teimosos como os seus antepassados, que não confiaram no Senhor, o Deus deles” (II Reis 17:14).
Senhor, não estou ouvindo! Não vou ler a Bíblia porque sei o que dirás, e não gosto do que ouço, e não quero ouvir. Estou me afastando das pessoas santas que o Senhor está colocando em meu caminho, e vou dormir até mais tarde e faltar ao culto”.
Parece familiar? Sim. Os israelitas também tinham um problema de audição. “O Senhor Deus havia mandado mensageiros e profetas darem o seguinte aviso a Israel e a Judá […]. Mas os israelitas do reino do Norte não quiseram obedecer; foram teimosos como o seus antepassados…” (II Reis 17:13 e 14). Eles eram rebeldes em sua recusa de crer em Deus.
Conforme seus corações endureciam, seu comportamento e ações se tornavam azedos. Passaram a considerar desprezível sua aliança com Deus. Eles rejeitaram Seus decretos e desprezaram Suas advertências. Quando Deus disse: “Não façam”, fizeram do mesmo jeito. Eles deixaram de adorar a Deus para adorar ídolos sem valor.
O resultado foi que Samaria sucumbiu à Assíria em 722 a.C. O reino do norte se tornou as “dez tribos perdidas”. Porém, pior do que perder sua identidade, eles também perderam seu “valor” (v. 15). Como parafraseou Eugene Peterson: “… seguiram deuses inúteis e viveram vidas inúteis, como as nações pagãs ao seu redor…” (MSG).
Mesmo assim, apesar da lição que essa história nos ensina, ainda testamos a paciência de Deus. Tudo parece bom e agradável quando seguimos pelo caminho da desobediência. Deus ainda não nos alcançou, pensamos.
Como adverte o apóstolo Paulo: “… será que você despreza a grande bondade, a tolerância e a paciência de Deus? Você sabe muito bem que Ele é bom e que quer que você mude de vida” (Rm 2:4).
Estamos ouvindo?
Ficha Técnica:
-> Texto: PFC
-> Música: Melissa Barcelos, “Ouço Tua voz”
-> Locução e edição: Amilton Menezes
-> Finalização: Isa Vasconcelos