Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:01 — 2.3MB) | Embed
Subscribe: RSS
Estamos estudando Mateus capítulo 5 e as mensagens proféticas que dali podem ser tiradas para nosso crescimento espiritual. Hoje analisaremos mais uma bem-aventurança. Trata-se do verso 5: “Bem-aventurados os mansos porque eles herdarão a terra”.
Bem-aventurado significa “feliz”, ou “super-feliz”. O grande sonho de Deus é a felicidade dos filhos dEle. Nesse sermão Ele apresenta os grandes princípios que promovem a felicidade. E Deus deixou de forma clara e precisa a maneira de ser feliz neste mundo. A verdadeira felicidade é possível, basta adequar a vida com os princípios estabelecidos pelo Criador.
A profecia de hoje aponta que a felicidade somente será experimentada por aqueles que desenvolverem a virtude da mansidão.
O caminho para uma vida feliz deve ser construído com o desenvolvimento de várias qualidades de caráter. Essas qualidades devem ser buscadas uma após outra, em uma experiência progressiva. “Os que sentem sua necessidade de Cristo, os que choram por causa do pecado, e se sentam com Cristo na escola da aflição, hão de, com o divino Mestre, apreender a ser manso” (O maior discurso de Cristo, p. 13-14).
Mas que tipo de mansidão Jesus está sugerindo? “A palavra manso, quer dizer suave, gentil. Cristo disse que era manso e humilde de coração (Mateus 11:29) e por isso todos os que estavam cansados e sobrecarregados podiam ir até Ele, e achariam descanso para suas almas”.
Falar em mansidão, paciência e gentileza para alguém em nossos dias, não é algo natural ou normal. E também não era a característica do estilo de vida das pessoas do tempo de Jesus. Alguns chegam até a pensar que ser paciente, manso e gentil é sinônimo de covardia, medo ou ignorância.
A mansidão é uma atitude do coração, da mente e da vida, que prepara o caminho para a santificação. À vista de Deus o espírito amável e gentil, é de grande valor. Ouça o que Pedro escreveu sobre este assunto: “Mas a beleza interior, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é precioso diante de Deus” (I Pedro 3:4).
O que desejo nessa primeira parte do estudo da profecia, é mostrar o valor da mansidão na vida de uma pessoa. As pessoas não valorizam esta virtude, mas Deus a considera como sendo muito importante na vida de um cristão.
Talvez você questione agora por que ela é tão importante? Que tem a ver a mansidão com salvação, vida cristã?
Sabe, eu acredito que Deus não está tão preocupado com a mansidão em si. Ele está muito mais interessado em mostrar a você e a mim, as verdadeiras causas que promovem a mansidão, ou que descubramos “como” que determinadas pessoas se tornaram tão mansas.
E como uma pessoa se torna mansa? Ninguém nasce manso. É preciso se tornar manso. E como isso pode acontecer? “A mansidão em relação a Deus significa que temos aceitado a Sua vontade e a forma como nos trata, e que nos submetemos a Ele em todas em todas as coisas. Uma pessoa mansa domina perfeitamente o seu eu” (S.D.A.B.C. vol.5, pg.316-317).
Jesus foi o exemplo perfeito deste tipo de mansidão. “Jesus se esvaziou a Si mesmo e, em tudo quanto fez, o próprio eu não aparecia. Subordinava todas as coisas à vontade de Seu Pai… A natureza humana está sempre lutando por se manifestar, pronta para a disputa; mas aquele que apreende de Cristo, esvazia-se do próprio eu, do orgulho, do amor da supremacia, e há silêncio na alma. O próprio eu é colocado ao dispor do Espírito Santo” (Maior Discurso de Cristo, p. 15).
Amigo ouvinte, “a mansidão de Cristo, manifestada no lar, tornará felizes os membros da família; ela não provoca disputas, não dá más respostas, mas acalma o gênio irritado, e difunde e suavidade que se faz sentir por todos os que se acham dentro do aprazível ambiente. Sempre que é nutrida, torna as famílias da terra uma parte da grande família no céu” (idem).
A profecia indica que os que forem mansos terão parte numa herança. “Os mansos herdarão a terra”. Esta é uma a afirmação profética feita por Jesus. De que terra Ele está falando?
A terra prometida aos mansos não se parecerá com esta, obscurecida pelas sombras da morte e do pecado. Nós, segundo a sua promessa, aguardamos novo céus e nova terra, em que habita a justiça. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os Seus servos O servirão (II Pedro 3:13 e Apocalipse 22:3)
Nesse lugar “não haverá decepção, nem pesar, nem pecado, ninguém que diga: estou enfermo; não haverá cortejos fúnebres, nem lamentações, nem morte, nem separações, nem corações partidos; mas Jesus ali estará; ali estará a paz. Os remidos nunca terão fome nem sede, nem a chama nem o sol os afligirá; porque O que se compadece deles os guiará, e os levará mansamente aos mananciais de água” (Isaías 49:10).
E então? Vale a pena ser manso? Claro que vale! Busque a força, a coragem e o poder que Deus disponibiliza para você. Ele capacita aqueles que buscam sabedoria e poder para fazer a vontade dEle.
Seja um herdeiro da nova terra. Creia em Deus para estar seguro. Creia nos profetas dEle para prosperar.