Podcast: Play in new window | Download (8.6MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR – 22 de março de 2014
“Cruel é o furor e impetuosa a ira, mas quem pode resistir à inveja?” Prov. 27:4
A inveja, como todo sentimento pecaminoso, é um fruto do pecado. Somos invejosos porque estamos separados de Jesus, e separados dEle nunca estamos completos; carregamos um estranho vazio interior que nos faz sentir inferiores aos outros.
A inveja leva o ser humano a querer tirar do outro, porque não está satisfeito com o que tem. Só que a inveja é muito mais perniciosa que outros frutos pecaminosos, porque ela trabalha no interior das pessoas, não se vê, se disfarça e na penumbra da intimidade vai jogando seu veneno e atormentando o coração.
No texto de hoje o sábio Salomão fala da ira e do furor, que são frutos pecaminosos exteriores. Todo mundo pode detectar o homem furioso pelas tolices que comete. Todo mundo pode apontar o irascível pelas loucuras que faz quando perde o controle da situação. Mas quem detecta o invejoso? Por isso Salomão pergunta: “Quem pode resistir à inveja?”
Do homem furioso e irascível você pode fugir, se esconder ou se defender, porque você pode vê-lo no momento do ataque. O coitado fica com o rosto vermelho, treme, fala impropérios e até pode jogar espuma pela boca, mas do invejoso ninguém corre, porque ninguém o vê. Está perto de você disfarçado de amigo, mas você não conhece o veneno que seu coração destila. Ele coloca muitas vezes seu braço no ombro da vítima e geralmente acaba na traição.
O que fazer se o fel da inveja está envenenando a minha alma? Se a felicidade e o sucesso dos outros é que me tornam infeliz e fracassado? O que fazer se me dói que outros andem mais rápido do que eu, e corram e não se cansem?
A resposta está em Jesus. Ao Seu lado não existe lugar para sentimentos pecaminosos. Ele completa o vazio humano. Ele faz o homem se sentir aceito, querido, pleno e é só quando o homem se aceita como é, que olha para os outros com altruísmo, porque o sentir de Jesus é agora seu sentir.
Por favor, não tente agora apontar os invejosos que você conhece. Olhe-se no espelho da vida, tente correr aos braços de Jesus e saiba que você, do jeito que é, é a coisa mais linda que Deus tem neste mundo. Ande com Jesus. Seja feliz nEle e alegre-se com a felicidade e o êxito das pessoas.
*****************************************************************************************************************************************
-> Texto: autoria desconhecida
-> Música: Arautos do Rei, “Andemos na luz”
-> Narração: Amilton Menezes