Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:01 — 2.3MB) | Embed
Subscribe: RSS
Que privilégio conversar com você sobre mais uma profecia da Bíblia, nessa série que está analisando as bem-aventuranças do sermão de Jesus, em Mateus, capítulo 5. Hoje vamos ver o verso 8: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”.
Para que entendamos bem esta mensagem, precisamos conhecer o contexto em que ela foi proferida. Jesus estava fazendo um discurso sobre o reino que Ele veio implantar e o enfoque principal era sobre as qualidades de caráter que deveriam ser desenvolvidas pelos que pretendiam fazer parte deste reino.
Jesus estava falando basicamente para os judeus. E estes tinham alguns costumes bastante curiosos. “Os judeus eram tão meticulosos quanto a limpeza cerimonial, que suas regras eram extremamente pesadas. Tinham o espírito preocupado com regras e restrições e o temor de contaminação exterior” (O maior discurso de Cristo, p. 24). Por isso viviam preocupados com a limpeza do corpo. E ao falar de limpeza, Jesus conseguiu prender a atenção do grupo. Mas Ele não está se referindo a limpeza exterior. Ele discorre sobre a limpeza do coração, assunto que os ouvintes dEle não estavam acostumados a ouvir.
“A palavra traduzida por coração, se refere a intelecto (Mateus 13:15), a consciência (I João 3:20), ao homem interior (I Pedro 3:4)” (S.D.A.B.C. vol.5, p.318). Este discurso estava batendo de frente com aquilo que costumeiramente praticavam. Entre as muitas coisas que se exigia de um judeu era ficar longe de qualquer tipo de contaminação. Isso incluía, entre tantas coisas, o contato com gente que não era de sua raça.
Jesus vem agora com um novo ensino. Ele vem dizendo que para entrar no reino dos céus, a purificação exterior não tem valor. O que realmente vale é ter um coração limpo, puro.
O que Jesus estava querendo dizer com a expressão “puros de coração”? É natural que “a pessoa que está aprendendo de Jesus manifestará crescente desagrado pelas maneiras descuidosas, pela linguagem indecente e pensamentos vulgares. Quando Cristo habita no coração, haverá pureza e refinamento de idéias e maneiras” (O maior discurso de Cristo, p. 24-25).
Ser uma pessoa pura de coração em nossos dias é muito mais do que não se prostituir. A pureza colocada por Cristo atinge os desígnios mais íntimos da alma, desafia a possuir um coração isento de orgulho e de interesses egoístas. Quer ver em nós um coração humilde, à semelhança de uma criança.
Amigo ouvinte, o que com certeza estava ocupando a mente de Jesus neste momento do seu sermão profético, eram os motivos que levavam as pessoas a desenvolverem determinadas ações. Os limpos de coração têm abandonado o pecado como um principio governante de sua vida, e sua existência está inteiramente consagrada a Deus.
Isso, porém, não quer dizer que ter o coração limpo significa que a pessoa não tenha nenhum pecado, que por um momento não cometa um erro. Significa que seus motivos são corretos e que, pela graça de Deus, a sua vida passada de pecados e erros ficaram para traz e que ela prossegue para grande meta de perfeição em Cristo Jesus. É esse o tipo de pessoa que verá a Deus.
Aquele que, ao viver neste planeta que é dominado pelo orgulho, vaidade, presunção, ódio, contendas, desentendimentos, assassinatos, e conseguir manter o coração, a mente, a consciência livre destas práticas erradas, verá a Deus.
Como esta profecia vai se cumprir? É preciso começar hoje. Viver hoje, viver amanhã, preparando-se para viver a eternidade. “Os puros de coração vivem como na visível presença de Deus durante o tempo que lhes concede neste mundo” (ibidem, p. 27).
Algumas outras características importantes daqueles que são limpos de coração. Os limpos de coração vêem a Deus de uma nova maneira. Vêem um Deus carinhoso e cheio de amor. Os limpos de coração percebem que há um Deus Criador em todas as maravilhas da natureza. Nada para os limpos de coração surgiu por acaso ou fruto da evolução.
Os limpos de coração vêem na Bíblia a manifestação bondosa e amável do caráter de Deus. Os limpos de coração olham para Deus como um Pai sempre desejoso de abraçar o filho arrependido que volta para casa. O maior prazer dos limpos de coração é refletir a imagem de Jesus em sua vida aqui nesta terra.
Amigo ouvinte, aqui está o prêmio que os limpos de coração ganharão. Eles verão a Deus. Em primeiro lugar eles verão a Deus com os olhos da fé. Os que tiveram a vida purificada pelo Espírito Santo terão uma visão diferente do mundo e do próprio Deus. Pela fé, passam a ter uma relação diferente com o mundo e as coisas deixadas pelo Criador.
No final da história os puros de coração terão algumas surpresas inesquecíveis. Tiago 3:2 e Apocalipse 22:4, revelam algumas delas: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele: porque assim como é O veremos”. “E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome”.
Seja limpo de coração. Creia em Deus e você estará seguro. Creia nos profetas dEle e você prosperará.