Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:01 — 2.3MB) | Embed
Subscribe: RSS
Que bom ter você na companhia mais uma vez. Hoje quero dividir com você mais uma profecia de Zacarias. Mais um recado de ânimo e esperança para o povo judeu que voltara do cativeiro babilônico.
Está em Zacarias 8:22 e 23 – “Assim virão muitos povos, e poderosas nações, buscar em Jerusalém o Senhor dos Exércitos, e suplicar a benção do Senhor. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco”.
O que estava se via nos dias de Zacarias era muito diferente do que estava sendo profetizado. A profecia apontava para um futuro extraordinário dos habitantes de Jerusalém. Todo o capitulo oito é uma descrição das grandes bênçãos que Deus iria derramar sobre o povo dEle.
O povo daquela época foi desafiado a dar prioridade aos assuntos de Deus ao invés de suas próprias coisas. Eram convocados para viver uma vida de obediência completa ao plano estabelecido pelo Senhor do Universo. Se fizessem a parte deles, os velhos não seriam mais molestados e as crianças brincariam tranqüilas nas ruas e praças de Jerusalém (8:4 e 5).
Como você imagina que iriam reagir as nações vizinhas, diante de tal quadro em Israel? A resposta está na profecia que li no começo do programa: “Assim virão muitos povos, e poderosas nações, buscar em Jerusalém o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 8:22).
“Maravilhosos haveriam sido os resultados, se ao voltarem do exílio, os israelitas tivessem cumprido o glorioso plano. Toda a terra seria preparada para o primeiro advento de Cristo” (S.D.A.B.C. vol. 4, p. 1126). No plano traçado por Deus, muitos povos e muitas nações poderosas, iriam desejar ir até Jerusalém, para buscar algo muito especial: o Senhor Jeová.
Até então as nações que tinham ido até Jerusalém o fizeram para saquear, buscar prata e ouro e pessoas para serem escravas. A profecia aponta um novo tempo. A partir de então os poderosos iriam visitar Jerusalém, não mais para espoliá-la, mas para buscar conhecer mais sobre o Deus Criador e o seu plano de salvação. A profecia diz que seriam povos de todas as línguas. Isto representa um movimento universal. O plano de salvação sairia do circulo dos judeus e se espalharia por todo mundo.
Na profecia é mencionado que dez homens pegariam um judeu. O que o profeta queria dizer com isto? “O numero dez é freqüentemente usado para significar um grande grupo” (Estudo sobre os Profetas Menores vol.2, p.2190). Um exemplo é Levítico 26:26 “Quando eu cortar o suprimento do vosso pão, dez mulheres assarão o pão num só forno, e ser-vos-á distribuído por peso. Comê-lo-eis, mas não vos fartareis”.
O que o profeta estava dizendo ao usar esta expressão era que um grande grupo estaria a procura de um judeu, a fim de conduzi-los até Jerusalém, para que este os ajudasse a encontrar o verdadeiro Deus. O profeta vai ainda mais longe. Ele diz que naquele dia os dez homens pegariam na orla do vestido de um judeu. Isto significava que o povo estaria em desespero e sedento de salvação.
Os judeus não voltaram do cativeiro por acaso. Era profético. Ao retornarem, receberam a missão de reconstruir a cidade e o templo, e depois deveriam evangelizar o mundo. E o sucesso já estaria garantido.
Israel foi escolhido para ajudar a estabelecer o reino de Deus sobre a terra, mas teimosamente se desviou muitas e muitas vezes da importante tarefa. Egoisticamente conservou para si aquilo que teria levado cura e vida espiritual a todos os lugares do mundo. Os israelitas não foram condutores do conhecimento que possuíam do verdadeiro Deus para os outros povos.
Infelizmente nenhuma nação foi a Jerusalém a procura do Deus do criador do céu e da terra, por falta de comprometimento do povo escolhido. Essa missão hoje, está aos cuidados do cristianismo autêntico. Pessoas sinceras que vivem o evangelho e transmitem-no não apenas através da palavra como também com a própria vida.
No passado era fácil distinguir o povo de Deus. Para a nossa época, a Bíblia identifica os proclamadores do final dos tempos como aqueles que “perseveram e guardam os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus” (Apocalipse 14:12).
A perseverança, a guarda dos mandamentos de Deus e a fé em Jesus, são as marcas distintivas dos que devem cumprir com a missão de Deus. Apocalipse 14:6 compara a tarefa a “um anjo voando pelo meio do céu, tendo o evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda a nação, tribo, língua, e povo”.
Amigo ouvinte, tem você feito parte desse grupo comprometido com a pregação da esperança? Tem você vivido exemplarmente o cristianismo implantado por Jesus? Lembre-se que o povo judeu falhou no cumprimento da missão. E você, e eu? Cumpriremos com a vontade do Senhor?
Creia no Senhor Deus e você estará seguro. Creia nos profetas dEle e você prosperará.