Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:01 — 2.3MB) | Embed
Subscribe: RSS
No último programa começamos a analisar as bem-aventuranças de Mateus, capítulo 5. Vimos sobre os pobres de espírito que herdarão os céus, ou seja, aqueles que vivem uma vida livre do orgulho, da vaidade, das opiniões próprias quando o assunto é salvação.
Mateus 5:4 diz que “bem-aventurados são os que choram, porque eles serão consolados”. Vamos meditar um pouco sobre isso?
O desejo de felicidade continua na mente de Cristo. O que Ele mais quer é ver os filhos dEle felizes. A palavra que foi usada por Jesus (bem-aventurado), quer dizer feliz. A felicidade está à disposição de todos os filhos de Deus. Porém, não podemos confundir felicidade com momentos de prazer. Nem todo o prazer produz felicidade. Não esqueça disso!
No texto de hoje há consolo e conforto para os que choram. Nenhuma lágrima é vertida sem que o Pai Celestial não perceba. Sim, amigo ouvinte, Ele vê suas lágrimas. Ele não está tão ocupado a ponto de não ver a tristeza e o seu sofrer. Ele é um Pai atento as reações e emoções de cada filho.
Há uma profecia ou promessa que diz que as lágrimas de algumas pessoas serão compreendidas. Quem são os chorosos que serão consolados? Que tipo de consolo que Jesus oferece? Qual é a história que há por traz de cada lagrima derramada? Será que Deus aprova todas as causas que provocam o choro?
Cada pergunta merece uma resposta, e é o que pretendo fazer neste momento. Vamos lá, então? Quem são os chorosos que serão consolados? “O pranto aqui apresentado é a sincera tristeza de coração pelo pecado. Jesus disse: “E Eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim” (João 12:32). E ao contemplarmos Jesus levantado sobre a cruz, discerniremos o estado pecaminoso da humanidade. Veremos que foi o pecado que açoitou e crucificou o Senhor da glória. Vemos que, ao passo que somos amados com indizível ternura, nossa vida tem sido uma contínua cena de ingratidão e rebelião” (Maior Discurso de Cristo, p.9).
“A pobreza espiritual dos “pobres de espírito”, significa a profunda compreensão da necessidade espiritual, que leva os homens a chorarem pelas imperfeições que vêem em sua vida. Cristo estava falando das pessoas que com pobreza de espírito, anelam alcançar a norma de perfeição” (S.D.A.B.C. vol.5, p.316).
Veja que somente serão consolados os que chorarem pelo motivo correto. Deus sabe o que está por trás de cada lágrima. Cada lágrima tem uma história. O Pai celestial conhece exatamente as causas de cada dor, tristeza e lágrima.
E quais seriam esses “motivos corretos”? Somente serão consolados os que ao verem a perfeição do caráter de Cristo, o grande amor dEle, a constante procura pelo ser humano, a mansidão que demonstrou diante dos agressores, a maneira calma e amorosa de falar com aqueles que estão em pecado, percebem o quanto estão longe desse Modelo ideal. Ao ver tamanha diferença perceberão que não resta outra coisa, senão chorar.
Amigo ouvinte, é este choro que Jesus quer ver em seus filhos. Hoje muitas lágrimas são derramadas, mas os motivos não são, em sua maioria, os que Jesus queria ver. Poucas pessoas são tocadas quando ouvem a grande história do Messias que viveu entre nós e foi crucificado numa sexta-feira, em Jerusalém. Poucos derramam lágrimas quando percebem que não estão correspondendo ao amor de Jesus.
E qual é o consolo oferecido? “Deus nos revela a culpa a fim de que possamos nos dirigir a Cristo, e por meio dEle sejamos libertos da escravidão do pecado e nos regozijemos na liberdade dos filhos de Deus. Em verdadeira contrição podemos atirar-nos aos pés da cruz e ali depor o nosso fardo” (Maior Discurso de Cristo, p.10).
Esse é o consolo que você terá ao aproximar-se de Jesus. Ele permite que as tristezas e aflições atinjam por vezes os filhos dEle para que estes sintam a necessidade de voltar à casa paterna. E tenha certeza de uma coisa: todo aquele que procurar a Jesus não sairá frustrado. Ninguém ficará arrependido de confiar os fardos e problemas ao Salvador.
Você percebe que a profecia diz que todos serão consolados, acalmados e animados? Por isso, se algo o aflige neste momento., se você sofreu uma grande desilusão com a sua esposa, com seu marido, amigos ou qualquer outra pessoa, e neste momento você está sofrendo muito; se hoje você recebeu a noticia que alguém muito querido seu com uma doença grave e isso provoca muita dor e sofrimento em você, corra para os braços de Jesus!
As lutas e provas da vida do crente não são sinais de que Deus não o ama. “As provações da vida são obreiras de Deus, para remover de nosso caráter impurezas e arestas. Penoso é o processo de cortar, desbastar, aparelhar, lustrar, polir; não é gostoso ficar sob a ação da pedra de polimento. Mas a pedra é depois apresentada pronta para ocupar seu lugar no santuário celestial. O Mestre não efetua trabalho assim cuidadoso e completo com material imprestável. Só as Suas pedras preciosas são polidas, como colunas de um palácio” (Maior Discurso de Cristo pg.10).
Amigo ouvinte, creia na palavra do Senhor. Felizes são os que choram com Jesus ou por causa dEle. É um choro sem egoísmo que tem a promessa da consolação. Essa profecia ou promessa já se cumpriu tantas vezes na vida de tanta gente. E pode também ser cumprida na sua vida. Você crê?
Creia no Senhor Deus e você estará seguro. Creia nos profetas dEle e você prosperará.