WebRadio

Central de Mídia

Evitando o engano próprio


Gostou? Compartilhe!

TEMPO DE REFLETIR 2046 – 8 de agosto de 2019

I Coríntios 11:28 e 29: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si”.

Aqueles que Jesus condena em Mateus 7:21-23 sofrem de um problema chamado engano próprio. Pensam que estão certos, quando estão errados – redondamente errados.

Isso é terrível. Talvez você esteja se perguntando como poderá saber se não está enganado a respeito de sua condição diante de Deus. Em primeiro lugar, é importante evitar as falsas doutrinas de segurança. Algumas pessoas querem nos convencer de que justificação equivale à salvação. Tudo o que você precisa fazer é crer, e ficará tudo bem. Diga apenas: “Senhor, Senhor”, e você estará salvo. É exatamente contra esse tipo de doutrina que Jesus está advertindo em Mateus 7:21.

A certeza cristã da salvação é uma doutrina bíblica, mas se baseia no viver santo daqueles que foram justificados e nasceram de novo. De acordo com Jesus, em Mateus 7, a certeza pertence “aos que fazem” a vontade do Pai.

Uma segunda coisa que podemos fazer para evitar o engano a respeito de nossa própria condição diante de Deus é examinar a nós mesmos. Paulo recomenda que examinemos a nós mesmos, se realmente estamos na fé (2Co 13:5). Esse exame precisa ser feito à plena luz das Escrituras. Devemos perguntar honestamente a nós mesmos por que estamos fazendo certas coisas e que motivos se acham por trás de nossas palavras e ações. Precisamos encarar sinceramente a verdade, caso estejamos fazendo coisas boas por interesse pessoal.

Uma terceira coisa que podemos fazer para evitar o engano próprio é corrigir nossas prioridades. Primeiramente, Deus quer nosso coração; quer que tenhamos com Ele um relacionamento amoroso, que nos leve à obediência em todas as coisas. E aqui é importante ser honesto. Alguns de nós estamos prontos a ser obedientes nas áreas de que gostamos, embora evitemos a fidelidade em outras áreas. Deus quer que aceitemos a Bíblia toda e a coloquemos em equilibrada prática.

O engano é um perigo real, mas não precisamos ser enganados. Deus traçou um caminho claro e nítido diante de nós, caso estejamos dispostos a segui-Lo sem reservas.

Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:

Grande Deus e meu Pai: Me ajude a ser melhor. Aliás, faça isso por mim porque eu não tenho condições de fazer. A Tua graça é suficiente e é poderosa. Por favor. Toma conta de todas as coisas. Em nome de Jesus, amém!


-> Narração: Amilton Menezes


Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:
-> No celular, instale o aplicativo MANAH (Android e iOS).
-> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: YouTube.Com/AmiltonMenezes7
-> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 99507 0705 e mande um recadinho pedindo os áudios
-> Instagram: @amiltonmenezes7
-> Twitter: @AmiltonMenezes
-> Facebook: facebook.com/AmiltonMenezes

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook