Podcast: Play in new window | Download (Duration: 4:48 — 6.6MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 5:11 — 2.4MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 0329 – 8 de junho de 2022
Salmo 25:16 – Volta-Te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito.
Não é fácil ser líder. Houve um tempo em que a melhor definição de líder era: “Aquele que inspira e leva as pessoas à ação, conseguindo delas o máximo de colaboração e o mínimo de oposição”. Hoje, a melhor definição poderia ser: “Líder é aquele contra o qual a maioria se opõe”. Vivemos em tempos de contestação. “Si hay lider, soy contra”, parece ser o grito universal dos povos.
Davi era o líder de Israel e pagou o preço da incompreensão e da solidão. Disse: “Estou sozinho e aflito”. Se você nunca teve que exercer um cargo de liderança e tomar decisões difíceis que envolvem outras pessoas, talvez não consiga entender a “solidão do líder”.
Se você quer ser leal à sua consciência e aos princípios bíblicos, verá muitas vezes que amigos e até membros de sua família se colocarão contra você. Isso dói. O salmista conhecia bem essa dor, porque seus filhos, Absalão, Amon e Adonias estavam contra ele e, junto a eles, Aitofel, um dos melhores amigos do rei.
Nessas horas de solidão e dor, aonde vai o líder ferido? Ele não pode desanimar nem esmorecer, nem fraquejar. Ele é o líder. Todos podem abandonar o barco, menos o capitão. Todos podem correr, fugir. O líder não. Mas ele não é apenas um ser humano como os outros? Não tem sentimentos, coração e sangue como os demais? Sim, mas quem se importa com isso?
O verso de hoje nos dá a entender que há alguém que se importa. Por isso a oração do salmista foi: “Volta-Te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito”.
Aflição, do verbo hebraico Tsarah, significa dor psicológica e emocional. É com esse significado que a palavra aparece pela primeira vez em Gênesis 42:21, quando os irmãos de José, ao reconhecê-lo, disseram uns aos outros. “Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos”.
José era o líder abandonado e rejeitado. Como Davi e tantos outros. Talvez como você hoje, diante das circunstâncias difíceis que está vivendo. Mas Jesus está aí ao seu lado, disposto a dar-lhe forças para suportar as intrigas e maledicências de quem não gosta de você. Não tema. Apenas diga como disse o salmista:
Pai, volta-Te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. Dá-me forças e poder para superar, para vencer, para ser um instrumento poderoso em Tuas mãos. Por favor! Em nome de Jesus, amém!
-> Apresentação: Amilton Menezes
Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:
-> No celular, instale o aplicativo MANAH.
-> Para ver/ouvir no , inscreva-se neste Canal:
-> Para receber pelo WhatsApp, adicione e mande um recadinho pedindo os áudios.
-> Instagram:
-> Twitter:
-> Facebook: