WebRadio

Central de Mídia

Ensine valores


Gostou? Compartilhe!

25-honestidade

TEMPO DE REFLETIR 298 – 25 de outubro de 2014

O que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá (Pv 15:27).

A família recebeu a notícia como uma bomba. O pai tinha sido preso por tráfico de drogas. Eles viram tudo na televisão, na hora do jornal. O pai, sem camisa, tentando ocultar o rosto das câmeras.

A partir daquele dia, muitas atitudes “misteriosas” do pai pareciam ter explicação. Ele sempre dizia que viajava por causa do trabalho, mas a realidade era outra. Homem moralista, carinhoso, esposo e pai exemplar, sempre forneceu tudo que a família precisava. Os filhos o admiravam, e a descoberta da vida dupla daquele homem quase destruiu a vida da família.

O texto de hoje descreve a situação de muitas pessoas que não pesam as consequências quando se trata de conseguir dinheiro. O “lucro desonesto” sempre traz complicações. Nem sempre com a polícia. São complicações interiores, noites sem dormir, consciência culpada e horas infernais de angústia diante da possibilidade de ser descoberto. Tudo isso reflete na qualidade de vida. Não é a mesma coisa que conforto. Você compra conforto, não qualidade de vida. Ire a um Spa, gastar dinheiro em férias maravilhosas, comer em bons restaurantes e hospedar-se nos melhores hotéis trazem apenas conforto.

Salomão declara: “O que odeia o suborno, esse viverá”. Acaso a pessoa desonesta não vive? Existe, mas não vive. Viver, no sentido bíblico, é mais do que sobreviver. É desfrutar paz, tranquilidade, sono reparador, família, valores espirituais: enfim, coisas simples, aparentemente insignificantes, que dão à vida um sentido de plenitude. Isso, não se compra. Você o recebe de graça das mãos de Deus, mediante o trabalho honesto.

Ensine esses valores. Não imponha nada. Muita gente tentou fazer isso e só conseguiu reclamações e revolta. Valores nunca se impõem. São ensinados no dia a dia, no convívio, com a palavra e com o exemplo.

Pessoas sábias são avaliadas pela coerência de suas palavras e de suas ações. Seja, com a ajuda de Deus, uma pessoa sábia. E faça de hoje um dia especial de formação de valores na vida dos seus amados, porque “o que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá”.

****************************************************************************************************************************************
-> Autoria: Alejandro Bullon
-> Música: Iveline, “Dá-me teu coração”
-> Narração: Amilton Menezes

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook