Podcast: Play in new window | Download (10.0MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 288 – 15 de outubro de 2014
“O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis” (Êxodo 14:14).
Nas ferozes guerras da Idade Média terrível derramamento de sangue podia ser evitado por uma peleja de campeões. À semelhança de Golias e Davi das guerras dos filisteus, dois indivíduos selecionados batalhavam até à morte e exércitos inteiros aceitavam o resultado.
No sentido cósmico o grande conflito dos séculos faz pelejar o Senhor do Céu contra o senhor das trevas. Nas controvérsias do dia-a-dia de nossa experiência humana o Senhor do Céu luta por nossa causa.
Não que sejamos joguetes embaralhados por dois titãs. Em vez disto nossas escolhas mostram quem nos está alistando em seu serviço. Sempre que o empurrão do maligno nos afasta da vontade divina, a confiança no Senhor O traz para o nosso lado.
O Senhor disse a Israel: Prossegui em direção do Mar Vermelho e deixai os egípcios comigo. Confiando em Mim tendes aceito Minha paz, nunca mais necessitais de guerrear outra vez.
Alguns teriam corrido para os montes que o cercavam em dois lados. Outros poderiam ter implorado misericórdia. Ainda outros levavam cajados de pastores, testando-os como possíveis porretes.
Moisés deu a Israel a diretiva ou orientação do Senhor, mas era isto o conselho do desespero? Marchem, sim, mas que outra escolha tinham eles?
Israel obedeceu; atravessou o Mar Vermelho; então contemplou enquanto Deus acabava com os egípcios.
Como poderia alguém comparar a pequena crise de hoje com a situação de Israel? Não governa e triunfa Deus no nível cósmico, onde reinam os grandes problemas? Sim, mas não somente ali. O seu conflito com o inimigo também requer Sua atenção. O que acontece aos Seus seguidores projeta o grande conflito em uma arena pessoal. A derrota aqui significaria perda no próprio nível onde ela mais importa – a salvação daqueles por quem o Filho morreu.
O Senhor, seu Campeão, alia-se com você. A ameaça egípcia de hoje passará. O caminho para o futuro se abrirá para você. Amanhã você olhará para trás do outro lado do “mar vermelho” e se regozijará em seu Libertador.
“A todos quantos estão buscando sentir a mão guiadora de Deus, o momento do maior desânimo é justamente aquele em que mais perto está o divino auxílio” (DTN, p. 506).
****************************************************************************************************************************************
-> Autoria: Walter Scragg
-> Música: Quarteto Primus, “Campeão do amor”
-> Narração: Amilton Menezes