Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:02 — 13.8MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:35 — 2.4MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 1366 – 27 de setembro de 2017
“Ensine-nos a contar nossos dias e usar bem nosso pouco tempo para que o nosso coração alcance a sabedoria” (Salmo 90:12, NBV).
Gosto de setembro. Especialmente do dia 27. É quando faço aniversário, desde 1964, quando nasci, pelas mãos de uma parteira no interior do Rio Grande do Sul.
Engraçado que, quando menino, eu acordava cedinho no dia do meu aniversário para me olhar no espelho e conferir se havia acontecido alguma mudança ou transformação miraculosa. O tempo passou e o ritual continua até hoje e, é incrível, mas parece que tudo permanece do mesmo jeito… Não “mudou” nada!
De uns tempos para cá, cada vez que alguém pergunta a minha idade, eu sou tentado a dizer: “Eu não tenho mais 53 anos”. E, é verdade! O tempo passou… e eu não tenho mais 53 anos! Ele se foram! Escorregaram rapidamente por entre os dedos, como se fosse um pequeno punhado de areia fina da praia. Todas as escolhas, decisões e oportunidades ficam, naturalmente, na memória e nas naturais consequências de cada uma delas.
Não posso me preocupar com os 53 que eu não tenho mais. Tampouco temer ao constatar que a viagem já passou da metade. Sim, bem mais da metade da caminhada ficou para trás. E a pergunta que poderia me assustar: “Quanto anos eu ainda tenho ou terei pela frente?” Não aflige, não assusta, graças a Deus.
Neste 27 de setembro, ainda curiosamente, olharei para o espelho. Talvez repare que alguns fios pretos do cabelo ficaram prateados da noite para o dia. Acredito, porém, que a sensação vai continuar sendo a mesma: não foram 53. No máximo, metade disso…
Ah, Senhor! “Ensina-me a contar os meus dias”. Ensina-me e também a cada um de meus ouvintes a não perder tempo. A aproveitar as oportunidades, a dar o melhor, a ser melhor, a viver melhor. A não me preocupar com quanto tempo ainda tenho e nem com a natural “pausa” que alcança irremediavelmente cada ser humano. Se a pausa ocorrer antes da volta do Senhor, que seja breve. Para que, quando acordar do sono sem sonhos, eu corra para diante do primeiro espelho que encontrar e possa ver tudo novo, tudo jovem, renovado, transformado. Pai, que aqui eu seja só e apenas um instrumento e que naquele dia eu possa receber de Tuas mãos o melhor presente de aniversário: a vida eterna, o começo da melhor idade! Em nome de Jesus, amém!”
-> Música: Rafaela Pinho, “O dia findará”
-> Locução: Amilton Menezes
Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:
-> No celular, instale o aplicativo MANAH (Android e iOS).
-> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: YouTube/AmiltonMenezes7
-> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9507 0705 e mande um recadinho pedindo os áudios.