Podcast: Play in new window | Download (Duration: 4:58 — 6.8MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 5:16 — 1.2MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 2051 – 13 de agosto de 2019
Mateus 16:16-18: “Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas Meu Pai, que está nos Céus. Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
Mateus 7:27 afirma explicitamente que a casa construída sobre a rocha permanece firme porque está alicerçada sobre a rocha. Estar construído sobre a rocha faz toda a diferença do mundo. Mas qual é a rocha que sustenta a fé da igreja e de seus membros?
Em nossa passagem bíblica de hoje, Jesus identifica a rocha sobre a qual a igreja está edificada. Essa passagem, porém, tem sido a causa de um debate que assolou a história da igreja. Será que Jesus quis dizer que Pedro era a rocha sobre a qual a igreja seria edificada, ou quis dizer que a confissão de Pedro de que Jesus é “o Cristo, o Filho do Deus vivo” era o fundamento da igreja?
Levando-se em conta o ensino do restante do Novo Testamento, é seguro concluir que a rocha é a confissão de Pedro de Cristo como o Filho de Deus. Paulo é taxativo ao identificar Jesus como o único fundamento da igreja (ver 1Co 3:11; Ef 2:20), e o próprio Pedro apresenta Jesus como “a Pedra viva… escolhida e preciosa”, sobre a qual a igreja está edificada (1Pe 2:4-7, NVI).
É Jesus como o Cordeiro crucificado e nossa confissão dEle que permanecem no fundamento da fé cristã. Naturalmente, a principal forma de conhecer Jesus é mediante o testemunho a respeito dEle contido na Bíblia. Construir sobre a rocha significa não apenas ter um relacionamento de fé com Jesus, mas também dar ouvidos às recomendações da Bíblia. Esse aspecto de edificar sobre a rocha fica particularmente claro em Mateus 7:24, onde Jesus fala sobre ouvir e praticar “estas Minhas palavras”.
Considerando-se o contexto, parece que, em parte, o que Jesus quis dizer quando falou sobre edificar sobre a rocha, era que déssemos atenção aos ensinos do Sermão do Monte em nossa vida diária.
Faça isso no dia de hoje e ore comigo agora:
Por favor, Pai, me ajude a continuar construindo sobre a rocha. Que a base do meu conhecimento, do estudo da Tua Palavra, seja sempre Jesus. E em nome dEle que eu peço, amém!
-> Narração: Amilton Menezes
Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:
-> No celular, instale o aplicativo MANAH (Android e iOS).
-> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: YouTube.Com/AmiltonMenezes7
-> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 99507 0705 e mande um recadinho pedindo os áudios
-> Instagram: @amiltonmenezes7
-> Twitter: @AmiltonMenezes
-> Facebook: facebook.com/AmiltonMenezes