Podcast: Play in new window | Download (Duration: 5:54 — 8.1MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 6:19 — 2.9MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 0095 – 17 de outubro de 2021
Gênesis 39:21 (NAA) – O Senhor, porém, estava com José, foi bondoso com ele e fez com que encontrasse favor aos olhos do carcereiro.
José não negaria a sua lealdade a Potifar ou sua fidelidade a Deus. Essa lealdade levou-o à prisão sob a acusação de haver feito o que se recusou a fazer. Mas o Senhor era com José. É essa a frase que pontua a vida espantosa desse homem bem-aventurado.
O tempo na prisão também teve o seu propósito nos planos divinos. As qualidades de liderança de José foram reconhecidas então, e ele foi elevado a uma posição de autoridade.
Mas, se você reparar bem no relato bíblico, verá que havia outra pessoa na cadeia mediante apontamento divino. O copeiro de Faraó havia caído em desfavor e sido lançado na prisão juntamente com José. O copeiro teve um sonho que José interpretou mediante o poder divino. Ao ser posto em liberdade, o copeiro estava mais do que disposto a contar a Faraó acerca do misterioso hebreu que havia conhecido na cadeia.
O monarca egípcio teve um sonho inquietante acerca de sete vacas gordas e sete magras, sete espigas gordas e sete espigas magras. José foi chamado para interpretar o sonho. O sonho predizia sete anos de prosperidade e sete de fome para o Egito e para as regiões próximas. José, com a interpretação, ganhou a posição de regente do Egito, inferior somente a Faraó.
Espantoso! Aos 30 anos de idade, o sonho de José estava se realizando. Quem é que haveria de imaginar que a má ação da mulher de Potifar teria um resultado desses?
Esta porção da história de José lembra-nos que Deus pode tecer Seus planos apesar do mal que as pessoas nos causam. As mágoas que nos são infligidas não estão além das operações providenciais do nosso Deus. Nada pode deter o plano divino. Assim como Deus usou tudo o que aparentemente ia contra José, em função do que havia planejado, assim também Ele pode usar nossas dificuldades a fim de levar-nos um passo além no Seu plano.
Estamos dispostos a confiar em Deus? Mesmo quando a situação parece totalmente contrária e não conseguimos ver sequer uma pequena luz, no final no túnel?
Não tenho a menor dúvida de que a história de José é um exemplo estimulante de que vale a pena ser fiel em toda e qualquer circunstância. Deus é especialista em fazer limonada doce de limão azedo. Nenhuma dificuldade irá pegar Deus de surpresa!
Que a dura experiência de José anime você que está passando por duras provas, quem sabe dentro de casa, no seu trabalho, na escola ou faculdade. O jogo não está perdido. Mesmo que você esteja perdendo de goleada, Deus tem todo o poder e vontade de virar essa situação e inverter o placar.
Ore comigo:
Toma Deus, a vida deste que me ouve agora. Deste filho(a) amado(a) que sofre e não tem as respostas aos insistentes porquês. Tu sabes o que é melhor. Abraça-nos, por favor! Em nome de Jesus, amém!
-> Apresentação: Amilton Menezes
Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:
-> No celular, instale o aplicativo para e iOS
-> Para ver/ouvir no , inscreva-se neste Canal:
-> Para receber pelo WhatsApp, adicione e mande um recadinho pedindo os áudios.
-> Instagram:
-> Twitter:
-> Facebook: