Podcast: Play in new window | Download (Duration: 9:10 — 12.6MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 9:47 — 2.2MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 1188 – 2 de abril de 2017
“Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque Eu vos afirmo que os seus anjos nos Céus veem incessantemente a face de Meu Pai celeste. Porque o Filho do homem veio salvar o que estava perdido” (Mateus 18:10 e 11).
Em Mateus 5:22 (ARC) somos advertidos a não chamar ninguém de “Raca”. Bem, eu imagino que você não deve ter chamado ninguém de Raca nesta última semana, nem, talvez, em toda a sua vida.
Isso quer dizer que você está bem, certo? Não! Uma vez mais precisamos considerar o significado mais profundo sugerido pelas palavras de Jesus. Raca é uma dessas palavras difíceis de traduzir. Mas não há dúvida alguma de que seja uma palavra abusiva, um insulto. As traduções para o português são muitas. “Idiota”, “tolo”, “louco”, “você não vale nada”, são as que pude encontrar em algumas versões da Bíblia. A ideia básica é que qualquer pessoa que demonstrar desprezo por outra está errada.
Mateus 5:22 também menciona que “todo aquele… que proferir um insulto a seu irmão… estará sujeito ao fogo do inferno”. Aqui outra vez estamos tratando de uma atitude abusiva, de desprezo por uma pessoa.
Quem é você para desprezar quem quer que seja? Quem sou eu para menosprezar outra pessoa por qualquer motivo que seja? Aqueles que são tão prontos a espalhar insultos espirituais ou tão inclinados a fazer fofocas a respeito de defeitos alheios se acham debaixo da condenação desse verso.
Todos nós pecamos e não atingimos os ideais de Deus. Para dizer com franqueza, por causa do pecado nós todos somos verdadeiros tolos e sem valor. Mas Deus, em Sua graça, nos alcançou e nos transformou em filhos Seus novamente. Ele enviou Jesus para morrer em nosso lugar. Nosso valor e verdadeira inteligência estão nEle. Sem Ele, nada somos.
E Jesus morreu não só por mim; morreu por outros também. Por isso, preciso tratá-los com respeito.
De acordo com Mateus 5:22, o mexeriqueiro ou difamador é homicida de reputação. Desprezo para com as pessoas é a raiz do homicídio. Faremos bem em seguir a ordem de Jesus: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra” (Jo 8:7).
-> Música: Viviane, “Somente se eu amar”
-> Locução: Amilton Menezes
Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9507 0705 e mande uma mensagem pedindo os áudios. Se você tem Telegram, adicione nosso canal: telegram.me/tempoderefletir – Prefira, porém, o aplicativo MANAH, onde você terá todos os áudios à disposição.