Podcast: Play in new window | Download (Duration: 8:36 — 11.8MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 8:36 — 2.0MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 1002 – 28 de setembro de 2016
“Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra” (Gênesis 11:4).
Ao sair da arca, Noé ergueu um altar ao Senhor. Já os seus descendentes, algum tempo depois, ergueram uma torre para desafiar a Deus. O costume do patriarca, que viveu novecentos e cinquenta anos, não teve muitos seguidores. Com o tempo, a prepotência e o orgulho, que haviam atraído os juízos divinos, estavam de volta. A construção da torre não foi outra coisa senão a expressão do espírito de independência que se aninhara no cor3ação humano.
“Tornemos célebres o nosso nome” é a motivação da maioria das pessoas. Estar em evidência, ter poder e influência – para muitos, esta é a força que orienta seus empreendimentos.
Quando o socialismo começou a lançar suas raízes, foi divulgado o falso conceito de que “a religião é o ópio do povo”. Deus foi varrido das iniciativas humanas. Ele não era mais necessário. E o alvo dos seguidores dessa fracassada ideologia, foi: “Melhoremos a sociedade, e melhoraremos o indivíduo”. E muitos ainda creem que a solução dos problemas humanos começa pelo estômago.
Quando Deus não é adorado, o homem faz um nicho para seu ego. Dá um lugar preeminente ao orgulho e ao espírito de independência, caminho fácil para a rebeldia.
O reconhecimento de que Deus é o Criador e Mantenedor de todas as coisas, é o primeiro passo para a eliminação do orgulho. Foi o orgulho que levou Lúcifer a aspirar o lugar de Cristo no Céu. Foi o orgulho que o levou a manter sua postura rebelde até a cruz, e o orgulho o motivará a arregimentar os ímpios, após o milênio, para destruir a Nova Jerusalém.
Satanás não gosta das coisas que Deus faz. Deus orientou a construção da arca para preservar a humanidade; Satanás incutiu na mente de uma geração rebelde o desejo de construir uma torre que alcançasse os céus. Deus está preparando a Nova Jerusalém para Seus filhos; Satanás criou a Babilônia mística para desafiar o Altíssimo. Por isso, logo após o milênio, ele não terá outro desejo senão tentar destruir a Cidade Santa.
Quando não adoramos a Deus com humildade e reverência, somos tentados a rejeitar o que Deus faz, e passamos a construir uma torre para o nosso eu.
-> Música: Duetos NT, “Quão alto poderia ir”
-> Locução: Amilton Menezes
Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9893-2056 e mande uma mensagem pedindo os áudios. Se você tem Telegram, adicione nosso canal: telegram.me/tempoderefletir