WebRadio

Central de Mídia

Buscai as coisas de cima!


Gostou? Compartilhe!

13-bebe

TEMPO DE REFLETIR 225 – 13 de agosto de 2014

“Portanto, se fostes revestidos juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.” (Colossenses 3:1)

No capítulo 3 da carta de Paulo aos Colossenses, os atos pecaminosos são classificados em três grupos distintos. No versículo 5 nos é ordenado exterminar de nossa vida, cinco coisas: prostituição, impureza, paixão, concupiscência, e avareza. Estes cinco atos pecaminosos se referem aos apetites físicos. Muitas pessoas são derrotadas nesta primeira trincheira, caindo vítimas dos pecados da carne.

Mas se sairmos vitoriosos nesse terreno, o inimigo nos leva a tentações mais altas, sutis e refinadas. Esse segundo grupo está descrito no verso 8. São os pecados que vêm por dentro e se disfarçam facilmente. “Despojai-vos também de tudo isto”, disse Paulo, e menciona a ira, a cólera, a malícia, a maledicência, e as palavras torpes.

Muitos que fugiriam apavorados de cair nos pecados da carne, não relutam em tornar-se vítimas deste segundo grupo de pecados, por considera-los mais “respeitáveis”.  Os primeiros são geralmente para os pobres concupiscentes que não têm força de vontade nem princípios morais (pelo menos é o que se pensa). Os segundos, com freqüência, são pecados de gente religiosa, porque a ira e a malícia podem facilmente ser cobertas com vestimentas de zelo pelos “princípios religiosos”.

Muita gente cai nesta segunda trincheira. Rejeitam com todas as suas forças os pecados sexuais, mas são vítimas passivas do mau gênio, da incapacidade de perdoar ou da maledicência.

Mas o apóstolo Paulo não pára por aqui. Vai mais longe e nos apresenta outro grupo de pecados que poderíamos chamar de pecados sociais. “Onde não há grego nem judeu (distinção racial), circuncisão nem incircuncisão (distinção religiosa), bárbaro nem cita (distinção cultural), servo nem livre (distinção econômica), homem nem mulher (distinção sexual).”

Estes pecados sociais são perigosos. Muitos que saem vitoriosos no primeiro e no segundo grupos, sucumbem diante do exclusivismo racial, o preconceito religioso, o orgulho cultural, as diferenças econômicas ou as superioridades sexuais.
O texto de Colossenses 3:1 se refere a um estilo diferente de vida, que vivem os que morreram e ressuscitaram em Cristo. A resposta cristã ao problema da vitória sobre o pecado não é expor o homem a uma luta de unhas e dentes contra o inimigo, mas ensinar-lhe que se renda a Deus. Não é uma luta,m é uma entrega. Quando o homem chega a entender que sozinho está perdido e que precisa de uma força exterior que vem de cima, então o amor enche toda a sua vida e “busca as coisas que são de cima”.
Simplesmente não se deseja mais os velhos pecados. Parecem espantosos e horríveis, diante da pureza de Jesus que habita em nós.

*****************************************************************************************************************************************
-> Autor: desconhecido
-> Música: Fábio Régis, “Creio em Ti”
-> Narração: Amilton Menezes

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook