WebRadio

Central de Mídia

Amor além da lei


Gostou? Compartilhe!

TEMPO DE REFLETIR 2010 – 03 de julho de 2019

Mateus 7:12 (NVI): “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam”.

Chegamos com esse verso ao ponto máximo da ética cristã. Aqui está a principal característica do que significa agir como cristão.

Apesar disso, podemos perguntar, que há de tão especial nessa afirmação? Outros grandes pensadores não disseram coisas semelhantes? Sim, você está certo. Vamos dar uma olhada em algumas delas. O rabino Hillel disse: “Tudo quanto você não quiser que os homens lhe façam, não faça isso a eles. Disto depende toda a Lei. O resto é apenas explicação.” Até mesmo os não judeus tinham um dito semelhante. Os estóicos, por exemplo, afirmavam: “O que você não deseja que lhe façam, não faça isso a ninguém.”

Sendo assim, que há de diferente no que Jesus falou? Muita coisa, pois Ele colocou o provérbio na forma positiva, em vez de na negativa. Quando posto na negativa, o adágio não passa de uma declaração simples e sensata que possibilita o convívio social. A forma negativa não se dá ao trabalho de fornecer algo extra. Uma pessoa pode cumprir a forma negativa da regra apenas permanecendo inativo, sem fazer nada.

Mas a forma positiva da regra de ouro, conforme proferida por Jesus, implica em uma nova atitude para com os outros. Ela não diz que eu não devo fazer aos outros o que eu não concordaria que fizessem a mim, mas que eu devo sair de meu caminho para ajudar outras pessoas e ser bondoso com elas, assim como eu gostaria que elas me ajudassem e fossem bondosas comigo.

Certo homem ilustrou a diferença desta maneira: A lei pode obrigar uma pessoa com um automóvel a dirigir de uma maneira a não prejudicar ninguém, mas nenhuma lei pode obrigar essa pessoa a parar e, por amor, ajudar alguém em dificuldades.

Os cristãos que vivem a regra de ouro tratam os outros não como a lei permite, mas como o amor ordena. E ninguém pode fazer isso sem passar por uma cirurgia do coração, que remova o antigo coração egoísta e o substitua por um coração cheio do amor de Deus.

Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:

Senhor, se na vida de alguém que me ouve agora, essa cirurgia do coração ainda não aconteceu, por favor, Pai, que Teu Espírito Santo faça o milagre, a transformação que este Teu filho, essa Tua filha, precisa. Por favor. Em nome de Jesus, amém!


-> Narração: Amilton Menezes


Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:
-> No celular, instale o aplicativo MANAH (Android e iOS).
-> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: YouTube.Com/AmiltonMenezes7
-> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 99507 0705 e mande um recadinho pedindo os áudios.

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook