Podcast: Play in new window | Download (Duration: 10:00 — 13.7MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:01 — 2.3MB) | Embed
Subscribe: RSS
Hoje vamos estudar a profecia de Daniel 12:12: “Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias”.
Esta profecia mostra que, após o longo período de tristeza vivido pela minoria perseguida e massacrada pelos lideres da Igreja de Roma, seria muito feliz quem chegasse a mil trezentos e trinta e cinco dias.
Por que seria feliz quem chegasse a esta data? A alegria das pessoas seria porque após o período que o mundo experimentou com a supremacia da Igreja de Roma, aqueles que estivessem vivendo 1.335 dias/anos após o estabelecimento do sistema falso de culto (503 e 508), veriam o inverso da moeda, ou seja, testemunhariam o restabelecimento do verdadeiro culto e o ensino claro da lei de Deus.
Amigo ouvinte, gostaria de lembrar a você que acompanhou os últimos programas de um ponto muito importante: a grande luta de Satanás é para que o povo não adore e nem obedeça a Deus. Assim foi desde o começo e é até os nossos dias. Assim foi na época da Reforma.
Não quero gastar mais tempo mencionando as tragédias da época da Idade Média. Quero contar um pouco da história da virada.
Um dos personagens desse momento especial foi Martinho Lutero, que nasceu na Alemanha em 1443. O pai queria que ele fosse advogado. Mas abandonou os estudos e entrou para um convento depois de ter ficado assustado durante uma tempestade onde quase foi atingido por um raio. Em 1507 foi consagrado padre e em 1515 foi nomeado vigário responsável por onze mosteiros. Passou a enfrentar grandes lutas de consciência com relação a sua salvação pessoal e a venda de indulgências. A declaração de Paulo, em Romanos 1:17, de que o justo viverá pela fé, o incomodava constantemente. Em 31 de outubro de 1517 fixou à entrada da igreja-castelo de Wittemberg as suas famosas 95 teses condenando as indulgências e a salvação pelas obras. Foi chamado a Roma e se recusou a retratar-se. Passou a ensinar, entre outras coisas, a Cristo como o Único Mediador entre Deus e os homens o que resultou numa verdadeira revolução doutrinária dentro da igreja.
O surgimento de Lutero não foi por acaso. O estudante de direito que deixa o curso e entra no mosteiro, não foi uma mera casualidade. Deus estava providenciando homens sinceros para trazer à memória do povo verdades preciosas, que por muitos séculos foram escondidas pelas autoridades religiosas.
Lutero enfrentou tribunais e recusou-se a abandonar a fé que defendia. Impressionante! Um homem contra toda uma igreja. Um homem disposto a devolver as verdades simples da palavra de Deus aos crentes. Em 1522 traduziu o Novo Testamento para a língua alemã e, diferente da maioria dos outros grandes reformadores, Lutero conseguiu sobreviver às perseguições impostas pela igreja dominante.
Mas, vamos voltar à profecia. Se nós somarmos 508 mais 1335, chegaremos a uma data muito especial: 1843. O que aconteceu aí? Nessa época o poder da Igreja de Roma tinha diminuído. Entre 1789 e 1793 a França viveu um período de revolução e a Igreja romana recebeu um duro golpe. Napoleão Bonaparte ampliou fronteiras. Um dos generais de Napoleão, Berthier, apoderou-se de Roma e prendeu o papa Pio VI. Deportado para a França, morreu pouco tempo depois.
A partir daí a Bíblia começou a ser difundida rapidamente. Nasceram as grandes Sociedades Bíblicas com o objetivo de colocar a Palavra de Deus nas mãos do povo por um preço acessível. O Livro Sagrado passou a ser traduzido nos diferentes idiomas e dialetos.
Sim, amigo ouvinte, a alegria começou a voltar ao rosto do povo. As verdades da palavra de Deus passaram a ser descobertas novamente. Eram as mesmas verdades da Igreja cristã, a que foi fundada por Cristo. Tudo estava sendo aprendido novamente. E essa alegria dos cristãos confirmava a profecia de Daniel 12:12.
Você já pensou quanta dificuldade, quanta perseguição e quantas vidas foram ceifadas por bravos reformadores que enfrentaram oposição e restauraram verdades esquecidas? Hoje você tem a Bíblia e pode usá-la livremente. Será que você tem aproveitado bem esse privilégio? Tem separado um tempo especial para estudar a Bíblia e comparar com o que você crê, com aquilo que sua igreja ensina?
O meu desafio pra você hoje é esse: não apenas leia, mas estude a Bíblia Sagrada. Não se conforme apenas em ouvir ou aceitar o que os líderes religiosos ensinam. Confira você mesmo. Examine cada uma das crenças que você abraçou ou herdou de seus familiares. Não tenha medo de confrontá-las com a palavra de Deus. E se, em algum momento, você perceber que há alguma diferença, não titubeie: escolha ficar ao lado da Bíblia, do lado de Deus.
Até o próximo programa quando continuaremos essa profecia maravilhosa das 2.300 tardes e manhãs. Confie no Senhor Deus e você estará seguro. Confie nos profetas dEle e você prosperará.