Podcast: Play in new window | Download (Duration: 9:28 — 13.0MB) | Embed
Subscribe: RSS
Podcast (qualidade-32kbps): Play in new window | Download (Duration: 10:22 — 2.4MB) | Embed
Subscribe: RSS
TEMPO DE REFLETIR 1460 – 30 de dezembro de 2017
“Perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve” (Lucas 11:4).
Talvez a palavra mais importante na versão de Mateus, da Oração do Senhor, seja a palavra “como”. Pedimos a Deus que nos perdoe assim “como” perdoamos aos outros. Lucas emprega a palavra “pois”, embora a ideia subjacente seja a mesma. O perdão divino e o humano estão relacionados. Devemos perdoar, assim como somos perdoados.
Ora, isso não é fácil para a maioria de nós. A maior parte de nós gosta de receber perdão, mas não vamos além do nosso caminho a fim de buscar oportunidades para concedê-lo.
Jesus aqui está falando aos cristãos. E os cristãos são pessoas que experimentaram a grandeza das misericórdias de Deus. Na verdade, os cristãos são tão agradecidos que desejam transmitir a outros essas misericórdias.
Uma atitude como essa não surge naturalmente. Nascemos com o desejo de retaliar e pagar na mesma moeda o que fazem conosco. Nascemos com um coração que não perdoa facilmente.
Isso nos leva a um importante pormenor em Mateus 6:12. Os cristãos são pessoas transformadas. Eles não somente tomam parte no banquete da graça de Deus; também se tornam dispensadores dessa graça. Os cristãos são pessoas que chegaram a compreender que não podem amar a Deus sem amar os filhos dEle.
A graça barata denota que as pessoas recebem de Deus o perdão, mas depois voltam a viver a mesma “vidinha” de antes. Jesus, porém, põe um fim na graça barata. A graça de Deus por intermédio de Jesus não apenas perdoa nossas dívidas, mas também muda nossa vida pelo novo nascimento. Jesus não diz: “Aceite Meu perdão e continue a viver como antes”. Não. Ele diz: “Agora que você foi perdoado, vai agir como Eu. Vai cumprir as bem-aventuranças para ser misericordioso [Mt 5:7]. Vai procurar ser perfeito como é perfeito o Pai que está no Céu, porque você amará – e vai perdoar – até mesmo seus inimigos [versículos 43 a 48]”.
A salvação é um tecido sem costura. Você não pode ser perdoado ou justificado, sem ao mesmo tempo ser santificado e transformado. Os cristãos perdoarão como Deus perdoa; perdoarão da mesma maneira.
-> Música: Rafaela Pinho, “Tua graça”
-> Locução: Amilton Menezes
Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:
-> No celular, instale o aplicativo MANAH (Android e iOS).
-> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: YouTube.Com/AmiltonMenezes7
-> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9507 0705 e mande um recadinho pedindo os áudios.