WebRadio

Central de Mídia

Abraão


Gostou? Compartilhe!

TEMPO DE REFLETIR 1334 – 26 de agosto de 2017

“Quanto a Mim, será contigo a Minha aliança; serás pai de numerosas nações” (Gênesis 17:4).

Algo marcante da experiência de Abraão foi sua fé inabalável na vontade de Deus. Isso não implica que jamais tenha duvidado ou fracassado. O Antigo Testamento revela sua falta de confiança. Às vezes, era impaciente. Em outras ocasiões, agiu como enganador; mas sua fé estava em ascensão. Durante a vida, ele desenvolveu uma firme confiança em Deus.

O Senhor chamou Abraão, de Ur dos Caldeus, escolhendo-o como um recipiente especial de Suas bênçãos. Sua primeira grande prova de fé veio quando ele tinha 75 anos. O Senhor garantiu-lhe que se tornaria o pai de uma grande nação, caso fosse aprovado no teste, dirigindo-se à desconhecida terra de Canaã, 600 quilômetros ao sul. Deus disse: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da Terra” (Gn 12:3).

Abraão creu e obedeceu, pela fé. Reuniu os pertences da família, e partiu. Sua fé devia ser muito forte, mas não era completa. Quando a fome varreu Canaã, ao invés de esperar a providência divina, foi para o Egito em busca de comida. Lá, forjou uma mentira, alegando que Sara, sua esposa, era sua irmã. E nem objetou quando a levaram para o palácio. Não fosse intervenção de Deus, Sara se tornaria uma das esposas do faraó egípcio.

A fé de Abraão foi testada outra vez enquanto ele esperava um filho. E novamente fracassou, ao ter um filho com Hagar, sua serva. Sentindo-se culpado, arrependeu-se e, finalmente, Sara concebeu Isaque.

Mas o teste supremo aconteceu foi quando Deus lhe pediu Isaque em sacrifício. O patriarca obedeceu. Acordou o filho, cortou a lenha, subiu o Monte Moriá e erigiu um altar. Chegou a erguer o cutelo; mas quando estava prestes a matar Isaque, Deus clamou: “Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não Me negaste o filho, o teu único filho” (Gn 22:12). A fé venceu.

Hoje, nossa fé também é provada. Se fracassamos, Deus nos fortalece. Será assim até quando, aprovados no teste final, formos com Ele para o lar.


-> Música: Arautos do Rei, “Vem, entrega tua vida”
-> Locução: Amilton Menezes

Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9507 0705 e mande uma mensagem pedindo os áudios. Se você tem Telegram, adicione nosso canal: telegram.me/tempoderefletir – Prefira, porém, o aplicativo MANAH, onde você terá todos os áudios à disposição.

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook