WebRadio

Central de Mídia

À Sua imagem


Gostou? Compartilhe!

TEMPO DE REFLETIR 2171 – 11 de dezembro de 2019

Gênesis 1:27: “Criou Deus o homem à Sua imagem”.

Durante toda a semana, Deus estivera antecipando o evento, ao criar todas as coisas na sequência em que o fez. A cada estágio da criação, realizava uma avaliação e dava Sua aprovação. Deus olhava e dizia: “Está bom.” Na sexta-feira, Ele anunciou: “Agora vamos para o melhor: a coroa, o ápice, o ponto alto desta semana.” E então criou o homem e a mulher. A única criação de Deus da qual é dito ter sido feita “à Sua imagem”.

Em que aspecto Deus criou o ser humano à Sua imagem? O que separa o homem do restante da criação? O que marca no ser humano o fato de ele ter sido criado “à semelhança de Deus”? Sabemos pela Bíblia que Deus tem emoções, aprecia a beleza, demonstra criatividade, ama e chega até a Se sacrificar.

Há uma combinação de atributos ligados ao fato de o ser humano ter sido criado à imagem de Deus: sua capacidade de pensar e raciocinar, de refletir, decidir, aprender e sentir sua criatividade artística e intelectual; sua liberdade de escolha, a capacidade de se relacionar com outras pessoas e a responsabilidade de compartilhar com Deus o domínio sobre a natureza.

A imagem de Deus inclui também a natureza moral. Deus criou homem e mulher com a capacidade de saber o que é certo e o que é errado. Apesar de a imagem ter sido afetada pela queda do homem, ainda assim conhecemos as implicações e consequências de quando agimos mal. Não somos como animais que aprendem a fazer coisas baseados na repetição, na recompensa ou punição.

Essa imagem inclui também a semelhança física. Note que a expressão “à imagem e semelhança” não quer dizer réplica nem cópia, mas sim que compartilhamos alguns traços fisionômicos com Deus. “Dotados de formas graciosas e simétricas, de aspecto regular e belo, […] [Adão e Eva] apresentavam em sua aparência exterior a semelhança dAquele que os criara” (Educação, p. 20).

E essa imagem inclui, finalmente, a capacidade de relacionamento e comunhão com Aquele que nos criou. “Como a moeda traz a imagem e a inscrição do poder reinante, igualmente, quando foi criado, o homem trazia a imagem e a inscrição de Deus. E conquanto agora manchada e desfigurada pela influência do pecado, permanecem em toda pessoa os traços dessa inscrição. Deus deseja recobrar essa pessoa e sobre ela gravar Sua própria imagem em justiça e santidade” (Parábolas de Jesus, p. 194).

Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:

Ajuda-me, Senhor, a corresponder a esse grande privilégio de teres me criado à Tua imagem. Por favor. Em nome de Jesus, amém!


-> Narração: Amilton Menezes


Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:

-> No celular, instale o aplicativo MANAH para Android e iOS

-> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: youtube.com/AmiltonMenezes7

-> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 99507 0705 e mande um recadinho pedindo os áudios.

-> Instagram: @amiltonmenezes7

-> Twitter: @AmiltonMenezes

-> Facebook: facebook.com/AmiltonMenezes

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook