WebRadio

Central de Mídia

A pequena fé em ação


Gostou? Compartilhe!

TEMPO DE REFLETIR 1930 – 14 de abril de 2019

Mateus 8:24 a 26: “E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé?”.

Que contraste! Jesus dorme, e os discípulos sentem medo. No entanto, talvez mais importante do que o tamanho do contraste é a razão para isso. Por que os discípulos estavam tão temerosos, enquanto Jesus dormia em perfeita paz?

Essa é uma das passagens em que é útil comparar as leituras nos quatro Evangelhos. Tome um momento para ler e comparar Mateus 8:23-27 com Marcos 4:36-41 e Lucas 8:22-25. O que cada passagem tem a dizer sobre fé? Quais as implicações das variações das perguntas feitas tanto por Jesus como pelos discípulos em cada Evangelho? Perceba que, enquanto em Mateus Jesus só chama os discípulos de “homens de pequena fé”, em Lucas Ele lhes faz a penetrante pergunta: “Onde está a vossa fé?”

“Onde está a vossa fé” quando as coisas ficam difíceis? “Onde está a vossa fé” quando surgem as tempestades da vida? Todos sabemos que não é difícil ter o que chamamos de fé quando tudo vai bem, quando o barco da nossa vida navega em águas calmas. Mas onde está nossa fé quando as coisas pioram? Essa é a prova que demonstra se temos pequena fé ou fé madura.

A pergunta dos discípulos, em Marcos 4:38, também ajuda a compor esse incidente: “Mestre, não Te importa que pereçamos?”

É claro que Ele Se importa. Esses homens eram o coração de Sua futura igreja. Ele tinha muita consideração por eles. O problema estava nos discípulos, e não em Jesus. Faltava-lhes a confiança de que Deus Se importava com eles em todos os aspectos da vida. Foi por isso que Jesus lhes perguntou: “Por que sois assim tímidos? Como é que não tendes fé?” Verso 40.

Onde está a minha fé? Onde está ela quando enfrento ameaças e crises reais? Faço parte do grupo dos de “pequena fé”, ou realmente vejo que Deus Se importa comigo em todas as circunstâncias e que sou objeto de Sua solicitude?

Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:

Pai, hoje peço por mim e por meus ouvintes: Por favor, que cada um de nós entenda que não estamos no barco, abandonados por Ti. Tu estás ao nosso lado! Por favor, aumenta a nossa fé! Em nome de Jesus, amém!


-> Narração: Amilton Menezes


Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:
-> No celular, instale o aplicativo MANAH (Android e iOS).
-> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: YouTube.Com/AmiltonMenezes7
-> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 99893 2056 e mande um recadinho pedindo os áudios.

Gostou? Compartilhe!

Comentários Via Facebook